Jesc reúne 1.550 estudantes de 33 escolas em Jaraguá do Sul; veja como será a competição!
Foto: divulgação prefeitura
O esporte escolar volta a movimentar Jaraguá do Sul com a participação de milhares de estudantes em uma das principais competições estudantis de Santa Catarina. Além da disputa por vagas nas etapas seguintes do torneio, os Jogos Escolares de Santa Catarina representam uma oportunidade de integração entre alunos de diferentes instituições de ensino.
A fase municipal dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para atletas de 11 a 13 anos foi aberta oficialmente na manhã desta terça-feira (2), durante cerimônia realizada no Centro Esportivo Prefeito Durval Vasel, a Areninha. A competição é válida pelo 21º Troféu Murillo Barreto de Azevedo.
O evento reuniu autoridades municipais, representantes da comunidade escolar e atletas das instituições participantes. Estiveram presentes o vice-prefeito João Pereira, a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Ivana Atanasio Dias, a secretária de Educação, Iraci Müller, além de servidores da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), diretores, professores e estudantes.
Mais de 1,5 mil alunos participam da competição
A edição deste ano contará com a participação de 1.550 alunos de 33 unidades escolares das redes municipal, estadual e particular de ensino.
Ao longo da competição, os estudantes disputarão provas e partidas em 10 modalidades esportivas, nos naipes feminino e masculino:
- Atletismo
- Badminton
- Basquete
- Ciclismo
- Futsal
- Handebol
- Tênis de mesa
- Vôlei de praia
- Voleibol
- Xadrez
A fase municipal dos Jesc funciona como seletiva para as etapas seguintes da competição estadual.
Conteúdos em alta

Cerimônia teve fogo simbólico e juramento dos atletas
Durante a solenidade de abertura, o fogo simbólico foi conduzido pelas alunas Eduarda Manuely Peixe, da Escola Luiz Gonzaga Ayroso, destaque no tênis de mesa, e Catarina de Moraes Pereira Lopes, do Instituto Educacional Alfa Jangada, atleta de basquete.
O juramento dos atletas foi realizado por Helena Porfirio Mizuta, representante do handebol do Colégio Bom Jesus.
Após os atos protocolares, a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Ivana Atanasio Dias, destacou a importância da formação esportiva nas escolas.
“Antes da alta performance há a base. O que se vê aqui, nas delegações dos Jogos Escolares, é a mais pura representação da base esportiva, principal objetivo do investimento público, no esforço coletivo de formação, já que o esporte é parte efetiva da formação humana”, afirmou.
Município destaca investimento no esporte
O vice-prefeito João Pereira também ressaltou os investimentos realizados pelo município no setor esportivo e a contribuição dos Jogos Escolares para a formação dos estudantes.
“O município realiza um alto investimento no esporte porque queremos formar jaraguaenses campeões, principalmente campeões para a vida. Essa é a grande missão que os Jogos Escolares deixam para nós. Que seja uma excelente competição, marcada pelo respeito e pelo fair play”, declarou.
Além da disputa esportiva, os Jesc têm como objetivo incentivar a prática de atividades físicas entre os estudantes, promover a integração entre as escolas e contribuir para a descoberta de novos talentos.
Como isso impacta sua vida?
Para as famílias de Jaraguá do Sul, os Jogos Escolares representam uma oportunidade para que crianças e adolescentes participem de competições organizadas, desenvolvam habilidades esportivas e convivam com estudantes de diferentes escolas. A competição também serve como porta de entrada para atletas que pretendem representar o município nas etapas estaduais dos Jesc.