Jaraguá do Sul

Memória arquitetônica e afetiva de antiga escola multisseriada é resgatada

Várias homenagens foram prestadas.

08/08/2023

Emoção. Esta palavra resume o que foi ontem (7) a inauguração da Escola Isolada Ângelo Moretti, na Barra do Ribeirão Grande do Norte, que foi reconstruída segundo a arquitetura original e que servirá, agora, para ações da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. A comunidade, em especial, ex-alunos e familiares, compareceram em grande número para o momento histórico, do renascimento de uma escola multisseriada que marcou a vida escolar de centenas de moradores daquela região.

Entre elas, Fidélia Lucilda Lenzi Dias, filha de Giardini Lenzi, professor do estabelecimento e ela, também, por 18 anos professora da Escola Ângelo Moretti, que sucedeu a Escola Isolada Desdobrada da Barra do Ribeirão Grande do Norte. Outra emocionada e homenageada foi Maria Aurélia Alquini Lenzi, professora do ex-prefeito e agora deputado Antídio Lunelli, como foi, também, a professora Fidélia.

Antídio era outro muito realizado com o sonho de ver reconstruída a escola onde estudou e que pode executar o projeto e iniciar a obra enquanto prefeito, concluída pelo sucessor, Jair Franzner. A escola, com carteiras da época que foram restauradas, servirá para receber estudantes da rede municipal dentro do projeto curricular “Conhecendo Jaraguá”, que terá uma servidora específica para a função, como informou a secretária Emanuella Wolff.

Anexo, está o Espaço Cultural Eurides Silveira, onde a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer desenvolverá o Programa Bolsa Cultural, com atividades de dança, música e teatro, como disse a secretária Natália Lúcia Petry. A escolinha resgata a história arquitetônica original e das classes multisseriadas, que eram comuns nas comunidades do interior de Jaraguá do Sul.

Várias homenagens foram prestadas. Entre elas, com placas e flores, ao professor Lino Floriani (representado pela filha Maria de Lourdes Floriani Bayer), Antídio Lunelli, Maria Aurélia Alquini Lenzi, Fidélia Lenzi Dias e o arquiteto Raphael Cavalcanti da Silva, que projetou o prédio.

O deputado Antídio Lunelli disse que a reconstrução da Escola Ângelo Moretti é a realização de um sonho e uma homenagem às famílias fundadoras da primeira escola, aos ex-professores e ex-alunos, que compareceram ao ato oficial e também se emocionaram. Disse também estar orgulhoso dos professores que teve e da educação recebida e conclamou para que mais pessoas de bem entrem na política para fazer a diferença.

O prefeito Jair Franzner fechou as alocuções, elogiando a iniciativa da reconstrução da escola e da finalidade que ela terá. É um patrimônio histórico que representa um pouco da preservação da memória educacional e cultural de Jaraguá do Sul.

No final foram descerradas as fitas e placas inaugurais da Escola Isolada Ângelo Moretti e do Espaço Cultural Eurides da Silveira, esta com linhas arquitetônicos modernas, que contrastam com as da escola, modelo de décadas atrás.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital 

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x