Colunas

O negócio é arrecadar

Dá a impressão de que a ordem é manter o cofre cheio e agir politicamente ao sabor das conveniências, de olho em possíveis apoiadores nas eleições de 2022

25/04/2021

Por

Nascido em Blumenau, 70 anos, 55 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

O negócio é arrecadar

Governadora interina Daniela Reinher (sem partido) disse, em entrevista à Rede Catarinense de Notícias, aquilo que todos os catarinenses queriam ouvir: “O Estado é um excelente arrecadador, mas a gente não pode ser só um arrecadador. Especialmente nesse momento, é preciso prover, fomentar, incentivar o desenvolvimento econômico”. Então, que tal começar por reduzir o ICMS incidente sobre combustíveis (25% em média) e gás de cozinha (17%), já solicitado pelo sindicato dos revendedores, mesmo que por tempo determinado?

De olho na AL

Dá a impressão de que a ordem é manter o cofre cheio e agir politicamente ao sabor das conveniências, de olho em possíveis apoiadores nas eleições de 2022. No caso dela, a reboque do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). E no mesmo partido que ele escolher para o novo embate nas urnas. A “onda Bolsonaro” de 2018, queiram ou não, ainda que em menor intensidade terá novos efeitos nas urnas. E Daniela, no governo pelo acaso e picada pela “mosca azul” pretende, no mínimo, uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Sem manutenção

A queda de uma das cabeceiras de ponte localizada na região central de Brusque e que, por pouco, não fez vítimas fatais, serve como um alerta para Jaraguá do Sul com suas dezenas de pontes sobre os rios Itapocu, Jaraguá e outros cursos d’água de menor porte, mas não menos violentos quando ocorrem enxurradas. Pura falta de manutenção, até porque nada há que sempre dure.

Quem vistoria?

Mas, aqui também não há um trabalho de vistoria técnica para se saber a quantas andam essas estruturas de ferro e concreto há décadas abaladas por muitas enchentes. Recentemente, e por isso mesmo, recentemente a Ponte do Trabalhador foi interditada para o trânsito de veículos por cerca de um mês. Por conta disso, trânsito mais congestionado.

NOVO conhece transparência na Prefeitura

Em indicação dos vereadores Rodrigo Livramento e Sirley Schappo, do partido NOVO, e Jeferson Cardozo (PSL), foi para a mesa do prefeito Antidio Lunelli (MDB) sugestão de criação do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social. Para adoção de políticas de transparência e prevenção à corrupção. Não por coincidência, na terça-feira (20) Lunelli recebeu o prefeito de Joinville, Adriano Silva, e a vice-prefeita, Rejane Gambin, ambos do partido NOVO. Interessados exatamente na transparência de números das secretarias municipais (em tempo real) e na economia de recursos com compras. Entre outras ações implantadas.

Elogios ao Pró-Jaraguá

A comitiva também conheceu o Conselho Pró-Jaraguá, formado por empresários e outros setores. Iniciativa rotulada por Silva como “fantástica”, não descartando a adoção de mesmo modelo. Também chamou a atenção da comitiva Joinville as ações de combate à COVID 19. Até quarta-feira (21) o município registrava 3.472 mortes. Até terça-feira (20) eram 240 óbitos em Jaraguá. As revistas com a prestação de contas de 2020 foram elogiadas pela vice-prefeita de Joinville, Rejane Gambin, também jornalista (ex-RBS). “É um ótimo trabalho”, acrescentou Adriano Silva, que levou consigo todos os exemplares publicados.  

Equipamento necessário

É plausível a proposta do vereador Jonathan Reinke (Podemos) para que o município adote a instalação de bicicletários ao lado de pontos de ônibus em vias principais. Hoje ops temos d forma reduzida em alguns pontos de calçadas. De fato, facilitaria- e muito- a locomoção de ciclistas de um lado a outro da cidade em dias de muito calor, muito frio ou chuvosos. Mas lá no terminal central, onde há espaço para isso, também. E tem tudo a ver com proposta do próprio Reinke já encaminhada ao Executivo e relacionada à micromobilidade urbana.

Notícias relacionadas

x