IA e futuro do trabalho serão temas de palestras gratuitas em Jaraguá na próxima semana
| Banco de Imagens/Magnific

IA e futuro do trabalho serão temas de palestras gratuitas em Jaraguá na próxima semana

Maria Eduarda Günther

/ Por Maria Eduarda Günther

Encontro no Novale Hub acontece nos dias 10 e 11 de novembro, com participação presencial e on-line, certificado e debates sobre trabalho, saúde mental e sustentabilidade.

O uso responsável da inteligência artificial nas empresas será tema de um evento gratuito em Jaraguá do Sul nos dias 10 e 11 de novembro. Promovido pelo Centro de Inovação de Jaraguá do Sul, o Novale Hub, o encontro “IA Responsável” reunirá especialistas e apresentações de experiências da WEG e da RatoRói Design Circular. A programação acontece das 15h30 às 18h, com participação presencial ou transmissão ao vivo pelo YouTube.

Dividido em dois dias temáticos, o evento abordará a relação entre a tecnologia e o futuro do trabalho, além de questões ambientais, sociais e de governança. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas para cada dia, pelo site novalehub.com.br/eventos. Haverá emissão de certificado para os inscritos nas duas modalidades.

A programação é voltada a empresários, gestores, profissionais de recursos humanos e ESG, professores, estudantes e pessoas interessadas em inteligência artificial. Os convidados representam empresas de Santa Catarina, Paraná e São Paulo e discutirão como incorporar a IA à rotina das organizações considerando seus efeitos sobre as pessoas e o meio ambiente.

IA responsável: do futuro do trabalho à sustentabilidade

Na terça-feira (10), o tema será “IA e o Futuro do Trabalho”. Os debates tratarão da colaboração entre pessoas e tecnologia, da saúde mental na era da aceleração digital e do equilíbrio entre produtividade e bem-estar. A agenda inclui uma discussão sobre NR1 e saúde mental, além de uma mesa-redonda sobre como manter o ser humano no centro da inovação.

Na quarta-feira (11), o foco será “IA e ESG”, sigla que reúne aspectos ambientais, sociais e de governança. Além de uma apresentação sobre governança nas aplicações de inteligência artificial, haverá cases da WEG e da RatoRói Design Circular. O encerramento discutirá o custo ambiental da IA em diferentes dimensões.

Segundo a organização, a proposta surgiu de uma demanda das próprias empresas do ecossistema local de inovação. Para o CEO do Novale Hub, Nelson Martins de Almeida Netto, a discussão envolve a cultura das organizações e a capacidade de inovar com consciência dos impactos da tecnologia.

Confira a programação do evento no Novale Hub

O primeiro dia reunirá profissionais para discutir mudanças nas relações de trabalho e na gestão das equipes. No segundo, as apresentações aproximarão o debate de experiências empresariais e das aplicações da IA na economia circular.

As atividades serão realizadas no auditório do Novale Hub, no bairro Três Rios do Sul. O evento contará com intérprete de Libras e recursos de acessibilidade.

Terça-feira, 10 de novembro: IA e o Futuro do Trabalho

HorárioAtividadeParticipantes
15h30A IA é sua amiga: do medo da substituição à cultura da colaboraçãoTiago Nicchellatti (T27) e Caio Guiné Pascoal (DataforAll)
16h20NR1 e saúde mental na era da aceleração digitalAna Carolina Carvalho (Novo Tempo) e Juma Belitzki (Juma Belitzki Mentoria)
17hMesa-redonda: O humano no centro da inovação: como equilibrar produtividade e bem-estar?Tiago Nicchellatti, Ana Carolina Carvalho e Juma Belitzki

Quarta-feira, 11 de novembro: IA e ESG

HorárioAtividadeParticipantes
15h30Governança nas aplicações de inteligência artificialCaio Guiné Pascoal (DataforAll) e Gerson Viergutz (SIA Inteligência)
16hCase WEG: O futuro com IA, uma perspectiva da WEGJairo Eichendorf (WEG)
16h30Case RatoRói: IA como habilitadora de processos na economia circularFlávia Vanelli (RatoRói Design Circular)
17hMesa-redonda sobre o custo ambiental da IA em múltiplas dimensõesCaio Guiné Pascoal, Gerson Viergutz e Jairo Eichendorf

Serviço

  • Evento: IA Responsável: inovação que conecta governança, bem-estar e sustentabilidade.
  • Quando: 10 e 11 de novembro de 2026, das 15h30 às 18h.
  • Onde: Novale Hub, na Rua Cesare Valentini, 200, bairro Três Rios do Sul, em Jaraguá do Sul.
  • Participação: gratuita, presencial ou on-line, com transmissão pelo YouTube do Novale Hub.
  • Inscrições: para cada dia, pelo site novalehub.com.br/eventos.
  • Certificado: disponível para inscritos nas duas modalidades.
  • Informações: WhatsApp (47) 93389-6983.
AnúncioSAMAE
AnúncioPrefeitura de Guaramirim
AnúncioPrefeitura de Jaraguá do Sul
AnúncioACIAS IN FEST
Clique para ler mais notícias como esta
Adicione o JDV como fonte preferida no Google Participe de nossa comunidade no WhatsApp

Últimas 10 notícias publicadas

Especial JDV

Carregando clima…

Especial JDV

Especial JDV