Jaraguá do Sul

Policial militar é reconhecida por salvamento de criança

A iniciativa partiu do vereador Jair Pedri, que destacou a importância da ação realizada por ela.

26/05/2023

A policial militar Greicy Grazielle Bonatti, teve aprovado ontem (25) uma moção de aplauso por seu ato de conduzir o salvamento da vida de um bebê que estava engasgado. A iniciativa partiu do vereador Jair Pedri, que destacou a importância da ação realizada por ela.

Segundo o relato, no dia 16 de maio, a Polícia Militar de Jaraguá do Sul recebeu uma ligação de uma mãe aflita através do número de emergência 190. Ela solicitava ajuda para salvar seu bebê que estava engasgado. Através do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), a cabo Greicy prestou atendimento telefônico e repassou instruções precisas à mãe, orientando-a sobre as manobras necessárias para desobstruir as vias aéreas da criança.

Além disso, foi solicitado o deslocamento de uma viatura do Corpo de Bombeiros Voluntários à residência da família, para uma avaliação mais detalhada da situação do bebê e, posteriormente, seu encaminhamento ao hospital para atendimento médico adequado.

Vereadora sugere grupos de apoio à saúde mental

 

A Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovou indicação da vereadora Nina Santin Camello, que pede que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, disponibilize grupos de apoio à saúde mental para pais, familiares e responsáveis de pessoas com esquizofrenia e outros transtornos mentais graves.

A vereadora ressaltou que a esquizofrenia é um transtorno mental caracterizado pela perda de contato com a realidade, alucinações, falsas convicções, redução das demonstrações de emoções, diminuição da motivação, entre outras características.

“No entanto, com o uso de medicamentos, psicoterapia e outros tratamentos adequados, a pessoa com esquizofrenia pode ter uma vida praticamente normal”, destacou. Ela disse que grupos de apoio e acolhimento são fundamentais para dar o suporte adequado a quem precisa lidar diariamente entre essa e outras situações.

“Às vezes, só o ato de falar e escutar sobre outras experiências parecidas já torna o processo mais leve”, registra.

Aliança recebe moção de aplausos pelos 74 anos de fundação

 

Uma moção de aplauso à Sociedade Esportiva e Recreativa Aliança foi aprovada pela Câmara Municipal, proposta pelo vereador Anderson Kassner, reconhecendo a importância e o legado deixado pela instituição ao longo dos seus 74 anos de existência.

Kassner ressaltou que a fundação da Sociedade Aliança em 1949 teve um papel fundamental na preservação e promoção do patrimônio cultural dos colonizadores do entroncamento eslavo (pomerano) e alemão (germânico) na região. Desde então, a Sociedade Aliança tem desempenhado um papel ativo na manutenção das tradições e na celebração da cultura local.

Uma das principais realizações da entidade é a Kolonistenfest, a Festa do Colono, que já ocorre há quase quatro décadas. O vereador salientou que a Sociedade Aliança tem sido um pilar importante para o desenvolvimento econômico e cultural de Jaraguá do Sul e região.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x