Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)
Política e Políticos – A cara dos pedófilos
Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina e da região
04/12/2024
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
“Vai levar um tempo considerável, mas com a injeção constante de informações será um mecanismo importante para que a gente se defenda desses monstros que convivem no meio de nós”. O discurso é do deputado Carlos Humberto (PL), sobre a sanção de projeto de lei dele e aprovado na Assembleia Legislativa criando o Cadastro Estadual de Pedófilos. Com lista pública contendo nomes, fotos e dados pessoais de pedófilos, abusadores e agressores sexuais. Segundo o deputado, cerca de seis mil crianças são abusadas por ano em Santa Catarina, na grande maioria das vezes dentro de casa. Muitos dos crimes são cometidos por reincidentes que ficam oito, dez anos na cadeia, saem e voltam a praticar os mesmos crimes.
CURTAS
*Depois de recusar a Secretaria do Meio Ambiente oferecida por Jorginho Mello (PL) ao MDB na pessoa do deputado federal Carlos Chiodini, como moeda de troca olhando para a disputa eleitoral de 2026, o questionamento, agora, é sobre o comando da Assembleia Legislativa.
*Segundo o deputado Antidio Lunelli (MDB), Mello teria prometido articular (como peça do pacote) para o MDB continuar na presidência da Assembleia Legislativa em 2025 e 2026. Aliás, fato noticiado por emissoras de rádio de Jaraguá do Sul, indicando o próprio Lunelli.
*O impasse está na mesa. Ou Mello entrega secretarias importantes para o MDB, como a Casa Civil ou a de Articulação Nacional (com escritório em Brasília), ou corre o risco de perder o apoio da bancada emedebista (seis votos) na Assembleia Legislativa.
*O deputado Lunelli anda irritado com Mello e pode, até, recusar convite já aceito para comandar a Secretaria da Agricultura. Isso porque não terá nenhuma autonomia para nomear dirigentes de empresas como a Epagri e Cidasc, ligadas à pasta. Nem mesmo o secretário-adjunto. Resumindo, será um “patrão” vigiado dia e noite.
*Presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, governador de Goiás por dois mandatos, veio ao encontro dos tucanos catarinas de olho nas eleições de 2026. O deputado estadual Marcos Vieira, 71 anos, disse estar pronto para enfrentar nas urnas nomes como Jorginho Mello (PL) e João Rodrigues (PSD). Em outubro o PSDB elegeu 13 prefeitos. Em 2020 foram 32.
*A reforma tributária aprovada pelo Congresso Nacional prevê IPVA para aviões e embarcações. Projeto do governador Jorginho Mello (PL) vai à Assembleia Legislativa ainda em dezembro, adaptando o Estado à nova legislação nacional. A alíquota é de 2%, a mesma dos automóveis, com receita prevista de R$ 160 milhões. Ficam isentas as atividades econômicas.
Um exemplo de cidadão
A informação é do jornalista Luís Veríssimo: Pedro da Silva, 93 anos, receberá homenagem especial na diplomação dos eleitos em Joinville dia 19 de dezembro. Ele é o eleitor mais velho a votar na cidade em outubro. No convite à Pedro da Silva, o juiz Fernando Speck de Souza, da 95ª Zona Eleitoral, justifica o certificado de Mérito Eleitoral como reconhecimento a honrosa contribuição dele à democracia. Silva, ex-caminhoneiro, também é autor de carta endereçada há 11 anos ao então governador do Paraná, Beto Richa, sugerindo áreas de escape na BR-376 (serra de Curitiba). A obra, executada pela Arteris Sul já salvou dezenas de vidas. É o mesmo equipamento que o governo de SC vai construir na Serra Dona Francisca (Joinville/Campo Alegre).
VIA BRASIL
*A pesquisa Genial/Quaest “O que pensa o mercado financeiro”, feita entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro e divulgada ontem (4/12), mostra que a frustração (do mercado financeiro) com o pacote de corte de gastos, as chances de Lula da Silva (PT) conseguir se reeleger estão diminuindo.
*Já o ministro da Economia, Fernando Haddad (PT), perderia até mesmo se disputasse a eleição contra o influenciador digital Pablo Marçal, segundo a pesquisa. Os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos/SP) e Ronaldo Caiado (União/Goiás), são os preferidos do mercado financeiro.
*Pesquisa do Instituto de Estudos Socioeconômicos, com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral, mostra que, das 29 legendas registradas atualmente no país, número que faz o Brasil ser um dos países com mais partidos políticos do mundo, 12 são de direita, apenas 4 têm ideologia de centro e 13 são de esquerda.
*Com a redemocratização e o fim do bipartidarismo (Arena e MDB), desde 1979 nada menos que 71 partidos políticos já foram extintos. Por fusões, como PTB e Patriota, gerando o PRD, hoje o terceiro maior partido do Brasil. Ou pelo desempenho nas urnas abaixo do exigido (cláusula de barreira), sem direito a recursos do Fundo Eleitoral.
Conforto com luxo
O governo Lula avalia contratar dois navios de cruzeiro para oferecer estadia de alto nível aos participantes da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, em Belém, no Pará. O evento internacional está marcado para novembro de 2025. A ideia é que os dois navios, juntos, ofereçam 4.500 leitos aos participantes da conferência. A contratação das embarcações será feita pela Embratur. A proposta é que os pacotes de estadia sejam por operadoras de turismo, o que reduzirá o custo do negócio para os cofres da Embratur. O governador do Pará, Helder Barbalho, o prefeito eleito de Belém, Igor Normando, e o ministro das Cidades, Jader Filho, estiveram com Lula no Planalto para discutir os preparativos para o evento.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Notícias relacionadas
Conto: Chegadas e partidas
Uma estação rodoviária é quase sempre vista como um local caótico, especialmente em períodos comemorativos, de Natal e Ano Novo. Os mais sortudos emendam as folgas com as férias de janeiro. É quando vemos mais passageiros apressados, de olho no relógio e com os ouvidos atentos ao alto-falante, preocupados com…