Colunas

Política e Políticos – A vacina na Assembleia

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

08/02/2024

Política e Políticos – A vacina na Assembleia

“O governador não fez mais do que manter o direito à liberdade: quem quiser vacinar, vacina, porque a vacina está à disposição”, disse o deputado Adilson Massoco (PL), sobre a dispensa da vacina contra a Covid 19 em escolas da rede estadual de ensino. Como o fizeram alguns prefeitos via decretos. Assunto foi debatido na Assembleia Legislativa na quarta-feira (7).

“O Estatuto da Criança e do Adolescente, artigo 14, inciso I, diz que é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”, alertou a deputada Luciane Carminatti (PT).

pol

Política e Políticos – A Vacina na Assembleia

TJ vai ouvir prefeitos

“Quero fazer coro à fala da deputada Luciane a respeito da desinformação sobre as vacinas. O programa brasileiro é altamente considerado internacionalmente e temos um rol de obrigação de vacinas para que as crianças façam matrículas da rede pública”, avaliou o deputado Marcos José de Abreu (PSOL), o Marquito. Aliás, o PSOL e ativistas de esquerda movem ações no Tribunal de Justiça contra prefeitos que liberam matrículas sem a vacina. Prefeitos de Blumenau e Joinville serão ouvidos pelo TJ. E segue o baile!

 

 

 

Política e Políticos – CURTAS

 

*De novo a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul apela ao DNIT para que sejam construídos acostamentos em trajeto da BR-280 que passa pelos bairros Água Verde, Estrada Nova, Tifa Monos e Nereu Ramos.

 

*São áreas densamente povoadas, de trânsito intenso, muito comércio, escolas e etecetera. E, certamente, o trecho mais esburacado da rodovia na região e não é de hoje. Aliás, no que toca à BR-280 no Vale do Itapocu, estamos mal na fotografia, com obras que se arrastam há anos.

 

*Deputado federal Carlos Chiodini (MDB/Jaraguá do Sul) já mandou a papelada exigida pelo Tribunal Superior Eleitoral para mudança de domicílio. Agora terá endereço em Itajaí para onde também levará seu escritório regional para disputar a eleição de prefeito.

 

*A festa de lançamento da candidatura de Chiodini será dia 8 de março, uma sexta-feira, na concorrida Sociedade Tiradentes. Entre os convidados está o amigo e presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP) e a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB). Ela para dizer que, se eleito, Chiodini terá portas abertas em Brasília.

 

*Mas, será preciso explicar ao eleitor de Itajaí o porquê do partido, há oito anos governando com Volnei Morastoni, reeleito com folga em 2020, não fez um sucessor capaz de disputar uma eleição local de igual para igual com outros candidatos. Para quem arrota ser “o maior partido de SC”, importar candidato em cima da hora é, simplesmente, vergonhoso!

 

*Prefeito de Saudades, Maciel Schneider (PSD), no Oeste catarinense, foi convencido pelo Ministério Público a revogar decreto que dispensava vacinação contra a Covid 19 no ato da matrícula de alunos da rede municipal de ensino. Já os prefeitos de Blumenau (Mário Hildebrandt) e Joinville (Adriano Silva) serão ouvidos pelo Tribunal de Justiça.

 

 

 

 

Política e Políticos – Projetos da sociedade

 

pol

Política e Políticos – Projetos da sociedade

 

Ainda em 2024 a Assembleia Legislativa adotará ações que estimulem a sociedade civil organizada a participar do processo de criação de leis estaduais. Segundo o presidente da Comissão de Direitos do Consumidor e do Contribuinte e de Legislação Participativa da Assembleia Legislativa, deputado Mário Motta (PSD), à esquerda na foto, apenas duas propostas viraram lei desde a criação do colegiado, em 2004.

 

A principal competência da comissão é ouvir sugestões de iniciativa legislativa de associações e órgãos de classe, sindicatos, entidades organizadas da sociedade civil. Sem necessidade de se correr atrás de milhares de assinaturas para formulação de projetos de iniciativa popular. Entre as ações previstas estão visitas às Câmaras de Vereadores.

 

 

VIA BRASIL

 

*Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, negou pedido da Procuradoria Geral da República para sustação de processo, pelo “princípio da insignificância”, contra um cidadão catarinense pelo furto de um suplemento alimentar avaliado em R$ 100,00.

 

*Em decisão monocrática recente, Toffoli perdoou dívida confessa de R$ 18 bilhões do grupo J&S, controladora da JBF, um conglomerado de empresas corruptas. Por coincidência, é claro, a mulher do ministro, Roberta Rangel, advoga para o grupo. E, inclusive, no processo de anulação de provas da Lava Jato contra Lula da Silva (PT) pelo próprio Toffoli.

 

*O ex-governador Carlos Moisés (Republicanos) retomou a atividade de cervejeiro artesanal em parceria com um grupo de Laguna. A marca Ipuã é o nome da praia que ele frequenta. Moisés avisa que volta às urnas só em 2026, a princípio como candidato a deputado estadual.

 

*Ex-deputado estadual Bruno Souza saiu do Partido Novo com longa carta de despedida endereçada aos amigos que ficam dizendo que muito aprendeu por lá. Bruno está com um pé no PL levado por Bruno Mello, filho de Jorginho Mello (PL). Os Mello mandam no partido.

 

 

Hora do vamos ver

 

pol

Política e Políticos – Hora do vamos ver

 

Deputado federal Valdir Cobalchini (MDB) é o novo coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense- são os nossos 16 deputados federais e três senadores. Seria apenas uma rotina na troca de comando, mas a proposta de Cobalchini vai além das tais “prioridades” que nunca ou pouco acontecem. Ele defende que todo o grupo trabalhe ouvindo a sociedade como um todo, o que inclui o povão que vota e (ainda) acredita.

 

Interesses dos cidadãos e não só interesses político partidários. Uma coisa é certa: unanimidade ele não terá visto históricos e conhecidos preguiçosos, exceto quando é para catar votos. Aliás, vale lembrar frase de Cobalchini logo após a posse: “Somos muito bem pagos e precisamos dar retorno aos eleitores. Chega de perder tempo com o que não leva a nada”.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Notícias relacionadas

x