Colunas

Política e Políticos – Mercados turísticos

Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

28/11/2023

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Política e Políticos –  Em importantes cidades do Brasil os mercados públicos são referências turísticas até, visto a miscelânea de atrativos que reúnem em um só lugar. Por exemplo, o “Mercado Ver o Peso” em Belém (Pará); o Mercado Municipal de São Paulo (Capital); o também centenário “Mercado Jaraguá”, em Maceió (Alagoas), Florianópolis, Joinville, Itajaí, etecetera.

Em Jaraguá do Sul, importante cidade de SC, o imóvel do mercado público, que data dos anos 1960, é acanhado, sem atrativos, com problemas na estrutura e lojas fechadas. Nem sequer há um simples café.

política e políticos

Política e Políticos – Mercado Municipal de Jaraguá do Sul

 

Política e Políticos – Reforma em 2024

Resumido a apenas três lojas, em 2024 o mercado de Jaraguá do Sul, que está há pelo menos 10 anos sem manutenção, será reformado. Talvez fosse hora de se pensar maior, em um espaço à altura da cidade. Até mesmo ampliando o imóvel já existente, sujeito às restrições impostas pelo decreto de tombamento de 5 de dezembro de 2012 assinado pela então prefeita Cecilia Konell poucos dias antes de encerrar seu mandato. Em tempo: com outras intervenções previstas na área do centro histórico, as feiras livres (sacolões) vão mudar de endereço.

Política e Políticos – SC-108

Política e Políticos – CURTAS

*Licitada e com ordem de serviço assinada pelo ex-governador Carlos Moisés (Republicanos) a duplicação de 15 quilômetros da SC-108, entre Guaramirim e Massaranduba, virou pó. A obra, orçada em R$ 238 milhões, prometida e “garantida” por Jorginho Mello (PL), agora prevê a duplicação de apenas três quilômetros. E, pior, sem qualquer prazo para começar.

*Assembleia Legislativa deve deliberar sobre um pedido da direção estadual do PL em ação de injúria e difamação movida pelo juiz de segundo grau, João Marcos Buch (Florianópolis), ex-juiz da Vara de Execuções Penais de Joinville, contra o deputado estadual Jessé Lopes. O partido quer que a ação, que só prosseguirá se a Assembleia autorizar, seja suspensa.

* Em despacho no dia 22 de janeiro de 2021 o juiz requisitou à secretaria estadual da Administração Prisional informações sobre a vacinação de presos contra a Covid- 19. “O juiz defensor de bandidos de Joinville ordenou o posicionamento do Estado sobre a vacinação de presidiários. Ainda não temos vacina nem para todos os idosos e o juiz energúmeno já está pedindo (sic) para vacinar os vagabundos”, escreveu Lopes.

*PSDB e PDT vão disputar juntos a majoritária nas eleições para prefeito de Araquari. O cabeça de chapa, provavelmente, será o atual vice-prefeito, Ludgero Jasper, o Gordo. Em 2020 os tucanos disputaram a prefeitura em chapa pura, reelegendo Celnilton Pereira e Jasper. Que em 2018 foram apoiados por sete partidos, incluindo o PDT.

*A eleição dos diretores de escolas estaduais está marcada para dia 3 de dezembro, mas a regra estabelecida pelo governo, permitindo a livre nomeação dos diretores (pelo governador) onde o quórum mínimo não for alcançado foi derrubada pelo Tribunal de Contas do Estado. O TCE acolheu representação da deputada Luciane Carminatti (PT).

*Decreto do governador Jorginho Mello (PL) estabeleceu que os resultados só seriam considerados com a participação mínima de 50% dos professores, pais e alunos. Mas o TCE entendeu que a medida atinge o princípio constitucional da gestão democrática das escolas, como citam os planos nacional e estadual de educação. Mesmo que a intenção de incentivar a participação destes três segmentos seja legítima.

 

política e políticos

Política e Políticos – BR-280

 

Política e Políticos – BR-280 gera audiência

A pedido do deputado Sargento Lima (PL/Joinville), dia 11 de dezembro, em Araquari, a Assembleia Legislativa fará audiência pública para debater a obra de duplicação da BR-280 no trecho de 36 quilômetros até o porto de São Francisco do Sul. Além de uma ciclovia em todo o trecho como exigência de acordos com indígenas. Parada há quatro ano para uma “revisão” do projeto, segundo o DNIT, a obra começou em 2018, quatro anos depois dos outros lotes.

 

Política e Políticos –  Impasse no Linguado

Para piorar, ninguém sabe o que fazer com o trecho que cruza o Canal do Linguado. Sequer há um projeto básico. O canal será reaberto, total ou parcialmente? Alargamento para mais pistas? Construção de uma ponte? Em tempo: boa parte das 600 indenizações ainda não foi concluída. Pelo andar da carruagem, vamos bater o recorde de tempo comparado a duplicação da BR-101 Sul, entre Palhoça e Passos de Torres, que durou 14 anos. Faltam só mais dois anos.

política e políticos

Política e Políticos – STF

Política e Políticos – VIA BRASIL

*Com a indicação de Flavio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, para o Supremo Tribunal Federal, são 10 dos 11 ministros do STF indicados por Lula. Senão, vejamos: Cesar Peluso, Ayres Brito e Joaquim Barbosa (2003); Eros Grau (2004); Ricardo Lewandowski e Carmem Lúcia (2006); Menezes Direito (2007); Dias Toffoli (2009) e Ricardo Zanin (2023).

*Até hoje, a ninguém (incluindo indicações de outros presidentes) o Senado disse “não”. E a depender dos governistas, isso também não ocorrerá na sabatina de Dino com os senadores marcada para dia 13 de dezembro. O que mais querem, principalmente o PT, é vê-lo fora dos muros dos ministérios.

*Governo do Estado paga a segunda parcela do 13º no dia 15 de dezembro. Também será antecipado o salário de dezembro para o dia 22. Incluindo o salário de novembro, haverá uma injeção na economia catarinense de R$ 2,6 bilhões em menos de 30 dias. Isso vai movimentar o comércio e gerar mais empregos.

*Segundo suplente da ex-senadora Ideli Salvatti (PT) o professor Luiz Carlos João, de Criciúma, filou-se ao combalido PDT. Foi vereador (2001/2004) e senador por um mês- de 3 a 31 de janeiro 2011, último mês do mandato dela. João é egresso do PT.

 

 

política e políticos

Política e Políticos – Presidente em suas viagens

 

Política e Políticos –  A volta ao Mundo

Lula da Silva retomou suas viagens internacionais, agora com visitas programadas à Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes e Alemanha. Brasília fica aos cuidados do plantonista Geraldo Alckmin (PSB). Já são 15 viagens com visitas a 22 países, mas nada além de discursos e “boas intenções”. Ontem (28) Lula reuniu-se com o príncipe herdeiro do reino saudita, Mohammed bin Salman (MBS), conhecido por seus métodos violentos de calar opositores, inclusive fora do país. Enchentes devastadoras em Santa Catarina e Rio Grande do Sul ficam em segundo plano na agenda do petista. Que tem delegado a alguns ministros o papel de propagar ajuda do governo federal que, diga-se, ainda se constituiu em falatório político. Exceto migalhas que nenhuma diferença faz.

 

 

Leia também>>> Comunidade se une em ação solidária para apoiar Lucas Hioan em 2023

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x