Jaraguá do Sul

Praça Ângelo Piazera volta a ser o principal ponto de encontro do Centro

Toda a obra foi executada com recursos próprios do Município.

21/07/2023

A Paleta Engenharia e Construções iniciou no dia 17 de maio do ano passado as obras de requalificação da Praça Ângelo Piazera. O prazo para execução das obras era de 360 dias e o investimento total de R$ 9.231.178,68. Demorou um pouco mais devido as intempéries climáticas. A obra foi executada em duas etapas, sendo uma na frente do Museu Histórico Emílio da Silva e a outra que na parte dos fundos.

Toda a obra foi executada com recursos próprios do Município. A proposta de requalificação utilizou um perfil contemporâneo para agregar diversas funções para diferentes grupos de pessoas, enfatizando a característica de ponto de encontro deste local. A comunidade poderá conhecer a partir das 10h de sábado (22), quando será entregue oficialmente, durante a realização da Schützenplatz.

As obras iniciaram na parte dos fundos da praça. A área total do terreno da Praça Ângelo Piazera é de 6.738,70 m2. Com a construção foram suprimidas algumas vagas internas de estacionamento e ficaram nove vagas internas de uso exclusivo do Museu e do espaço gastronômico.

Fazem parte da nova praça 40 bancos, 22 lixeiras, dois bebedouros, quatro mesas de lanche, sete mesas bistrô com quatro banquetas para cada mesa, 11 postes de iluminação LED, totens de abastecimento de água e ou energia para eventos, manutenção e iluminação natalina, além de espaço para apresentações culturais.

 

Área contempla série de equipamentos para a convivência

 

O projeto de revitalização compreende 5,2 mil m2 de intervenção paisagística e outros 640 m2 de reforma e ampliação em alvenaria. A proposta para a nova Praça Ângelo Piazera foi criar novos fluxos a partir dos pontos de interesse, com mobiliários que proporcionam um lanche na praça, uma partida de jogo, um bate papo, ou somente um descanso na sombra. 

O edifício existente, que foi reformado e ampliado, será para uso comercial e gastronômico, com inserção de mesas e bistrôs na área externa, mais área de convivência.

Ela se transformará no novo ponto de encontro da cidade. Essa praça é histórica e remete à construção do antigo prédio da Prefeitura, ocupado também pela Câmara de Vereadores e Fórum da Justiça, hoje Museu Histórico. O objetivo é valorizar os monumentos e preservar a simetria do paisagismo original.

Conforme a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Petry, o palco (anfiteatro) será utilizado para um projeto para contemplar todos os estilos culturais. “A ocupação ainda não está definida e a questão será fechada depois da inauguração”, informa.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x