Colunas

SOMOS SAUDÁVEIS OU NÃO?

Há muitas formas de nos conhecermos, mas hoje vou dar um novo olhar para refletirmos o quanto somos ou estamos saudáveis.
Quando buscamos compreender o que realmente faz sentido no nosso dia a dia, é normal desejarmos saúde e felicidade, mas como podemos ter certeza que chegamos lá?

16/06/2020

Por

SOMOS SAUDÁVEIS OU NÃO?

Quando eu faço você olhar para as nove saúdes, faço um movimento de nos reconectarmos com tudo que o ser humano apresenta com o todo.

E descrevo para vocês cada uma delas, mas, importante, aproveitem para pontuar de 0 a 10 a nota para cada saúde descrita.

* Saúde Física: envolve todo o corpo físico, músculos, nervos, células, órgãos, ossos, pele, etc. Tratado por médicos e suas especialidades, fisioterapeutas, educadores físicos e esteticistas. Aqui olhamos também para suas condições físicas, movimentos, atividades físicas, condicionamentos…e aí…se dê uma nota!

* Saúde Espiritual: envolve toda a sua crença religiosa, filosofia de vida, aspectos que te direciona a uma força maior, para ter fé, que podes chamar de Deus, Jesus, Espiritualidade de Luz, Santos, Mestres, etc.

* Saúde Ecológica: aqui entra sua consciência com a natureza, com os animais, com a reciclagem, com a forma de reaproveitar alimentos, materiais, etc.

* Saúde Mental: aqui falamos de pensamentos, programações mentais, distúrbios e forças que envolve o seu pensar sobre as coisas, pessoas e a vida. Tratado por Psicólogos, Psiquiatras e Terapeutas.

* Saúde Emocional: nossas emoções, sentimentos, dores, angústias, alegrias, prazeres e que se comunica diretamente com o corpo. Tratado por Psicólogos e Terapeutas que tenham esse foco nas emoções, no sentir.

* Saúde Social: como está seus vínculos sociais, na convivência com grupos e a sociedade em geral. Está ocorrendo esse vínculo por obrigação, necessidade, aceitação, aprovação ou sendo prazeroso?

* Saúde Familiar: suas relações com família, pai, mãe, irmãos, filhos, avós, tios e primos. Há dor e conflitos aqui??

* Saúde Material e Financeira: o que você construiu, conquistou, adquiriu para que fosse confortável e te desse segurança, é algo que você se orgulha e se sente bem? Aqui entra o valor do dinheiro/pagamento que você recebe x saber utilizá-lo.

* Saúde Profissional: o seu trabalho te realiza? Você gosta do que faz e como faz? Aqui direcionamos o olhar para o campo da realização profissional, de se sentir útil na atividade laboral, de se sentir motivado para realizar seu trabalho.

Desses 9 campos, se você em 5 deles pontuou com nota 5 ou menos, está na hora de repensar o quanto você quer realmente ser saudável ou apresentar estar saudável.

Até mais!  Se cuide!

 

Notícias relacionadas

x