Jaraguá do Sul

Terceiro trecho da Via Verde será entregue neste semestre

O cronograma de obras segue em bom ritmo

28/02/2023

Até meados do ano deve ser entregue o terceiro trecho da Via Verde, concluindo o binário da Ilha da Figueira. A empresa Infrasul, contratada para o serviço, está executando o enrocamento para estabilização de margem e concluindo a implantação das redes de drenagem. Também está sendo feita a estrutura do pavimento para em breve estar executando a capa asfáltica em sua parte final, no trecho de entroncamento com a Rua José Theodoro Ribeiro com a Rua Carlos Oechsler.

A calçada também está sendo finalizada. Segundo o diretor de Trânsito e Transportes, Gilmar Marietto, a Celesc fará a realocação dos postes. “Aguardamos a Celesc efetuar este serviço e, na sequência, vamos implantar a sinalização viária e alguns outros acabamentos. Também queremos concluir as instalações das redes de água e esgoto”, destaca.

A ordem de serviço para a execução desta obra foi entregue pelo prefeito Jair Franzner em maio de 2022. Os trabalhos iniciaram próximo à rotatória da Rua Benildo Zamin, dando continuidade ao binário da Ilha da Figueira até o cruzamento com a Rua Carlos Oechsler.
A área total é de 19.988,30 metros quadrados de intervenção e 990 metros de extensão. O investimento nesta obra é de mais de R$ 14 milhões.

Via terá plano de contingência quando da subida do Rio Itapocu

O semáforo no entroncamento da Rua José Theodoro Ribeiro com a Rua Carlos Oechsler foi desligado e retirado, o que exige atenção redobrada dos condutores de veículos. Conforme o secretário de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Gildo Martins de Andrade Filho, a terceira etapa da Via Verde está localizada às margens do rio Itapocu, em área alagável, devendo ficar interditada sempre que as águas subirem e atingirem níveis de atenção.

Por questão ambiental não foi possível levantar o seu leito para a construção da via, ela ficará alagada com a subida das águas do Rio Itapocu. Para isso, a Secretaria de Planejamento já prepara um plano de contingência, voltando excepcionalmente com mão dupla desde a rótula da empresa Metalnox até a rótula em construção que fará a distribuição do tráfego.

O secretário Gildo Martins explica que é preciso ter esse plano de contingência porque fatalmente vai haver o alagamento do terceiro trecho da Via Verde, quando ocorrerem chuvas prolongadas e de alto volume, sendo projetada a possibilidade de isso acontecer.

No primeiro trecho, próximo da estação de tratamento de esgoto do Samae, isso já ocorre e o trânsito é desviado, com a sinalização por cones até a Rua Arthur Withöft, que dá acesso à Ponte Antônio Ribeiro e a própria Rua Rinaldo Bogo.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x