Jaraguá do Sul

Trânsito registra 1,2 mil acidentes e três óbitos em Jaraguá até agosto

De janeiro a agosto foram registrados 1.221 acidentes nas ruas e estradas do município

03/10/2023

Por

O 14º Batalhão de Polícia Militar tem desempenhado um papel preponderante na promoção da segurança no trânsito em Jaraguá do Sul. A atuação em blitzes e barreiras de trânsito, busca a redução de acidentes e a preservação da vida. Contudo, a responsabilidade da segurança no trânsito não pode ser somente da Polícia Militar.

 

De janeiro a agosto foram registrados 1.221 acidentes nas ruas e estradas do município. Essas ocorrências resultaram em 444 pessoas feridas e três vidas perdidas. Analisando os números, segundo a PM, “fica claro que ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar um trânsito verdadeiramente seguro”.

 

Dos acidentes registrados, 792 não causaram vítimas, mas 429 envolveram pessoas que sofreram ferimentos. A maior parte desses acidentes, 901 no total, teve como principal causa a “falta de atenção”. Esse dado serve como um lembrete de que a atenção no trânsito é uma responsabilidade compartilhada entre todos os condutores.

 

O levantamento também revela que os veículos automotores são os mais frequentemente envolvidos em acidentes, com 1.513 automóveis e 363 motonetas e motos.

Além disso, foram aplicadas mais de 16 mil multas durante esses primeiros oito meses do ano, com 1.455 delas relacionadas ao uso de celular ao volante. Essa estatística reforça a importância de eliminar distrações ao dirigir e priorizar a concentração total na estrada.

 

Outro dado significativo é o recolhimento de 985 veículos. Essa medida é necessária para coibir práticas perigosas e garantir a segurança de todos os cidadãos no trânsito.

 

Três ruas correspondem a 15% dos acidentes registrados na cidade

 

Entre as vias mais críticas da cidade, três delas se destacam: a Avenida Prefeito Waldemar Grubba, com 66 acidentes; a Rua Walter Marquardt, com 59 e a Manoel Francisco da Costa (que dá acesso a Schroeder), com 44. Essas vias, juntas, somam aproximadamente 15% do total de acidentes registrados no município. A atuação constante do 14º Batalhão nessas áreas demonstra a preocupação em reduzir esses números preocupantes.

 

O 14º Batalhão de Polícia Militar tem desempenhado um papel fundamental na segurança viária de Jaraguá do Sul. Seu trabalho, aliado à conscientização da comunidade, é essencial para promover um trânsito mais seguro e proteger vidas. 

 

“Nós, como cidadãos, devemos fazer a nossa parte, respeitando as leis de trânsito, evitando distrações e dirigindo com responsabilidade, para que juntos possamos construir um trânsito mais seguro para todos”, registra o 14º BPM, em nota.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x