Política

URGENTE: candidatura de Ivo Konell é negada pelo TSE

O julgamento foi finalizado no início da tarde desta quinta-feira (12).

12/11/2020

Por

URGENTE: candidatura de Ivo Konell é negada pelo TSE

Faltando quatro dias para as eleições, o candidato à Prefeitura de Jaraguá do Sul, Ivo Konell (PRTB), teve o registro de sua candidatura negada pela Justiça Eleitoral por cinco votos a dois. A notificação foi emitida pelo Ministério Público de Santa Catarina com base na Lei da Ficha Limpa. O julgamento foi finalizado no início da tarde desta quinta-feira (12).

Segundo o TSE, o motivo da cassação se deu pelo pagamento de serviços não prestados na sua integralidade. Ele foi condenado pelo Tribunal de Contas de SC em 2017 por ato doloso de improbidade administrativa.

Na época, Konell ocupava o cargo de secretário municipal de Jaraguá do Sul.

De acordo com o julgamento, ele autorizou o repasse de R$ 200 mil, de um total de R$ 545 mil, a uma empresa contratada para desenvolver um sistema de informática, atestando que o serviço foi realizado.

Posteriormente, das quatro etapas previstas no contrato, apenas uma foi realizada.

Os Ministros que votaram contra a candidatura são Mauro Campbell, Sérgio Banhos, Luiz Edson Fachin e Alexandre de Moraes e Luiz Salomão.

Quem votou a favor do registro foi Roberto Barroso e o Ministro Tarcisio Vieira.

De acordo com o Tribunal Eleitoral, em razão do julgamento com o indeferimento da campanha da chapa Ivo Konell e Delegado Miotto todos os votos que forem computados na urna para esses candidatos serão considerados nulos.

Com essa decisão, o candidato Antídio Lunelli (MDB) e Leandro Schomockel (NOVO) seguem na disputa para o pleito de 2020.

Ao final da sessão Plenária, o Ministro Luiz Barroso pediu ao TRE de Santa Catarina agilidade na publicidade para a referida decisão.

Notícias relacionadas

x