Geral

Carteira de Trabalho Digital, saiba como fazer

A nova carteira de trabalho digital tem as mesmas atribuições da versão impressa e possibilita ao trabalhador acompanhar todas as movimentações empregatícias, que passaram a ser registradas digitalmente

16/12/2019

Agora ficou bem mais fácil e rápido registrar as atividades de trabalho. A nova carteira de trabalho digital tem as mesmas atribuições da versão impressa e possibilita ao trabalhador acompanhar todas as movimentações empregatícias, que passaram a ser registradas digitalmente. Vale destacar que a carteira de trabalho física foi substituída pela digital desde o final de setembro. Hoje, ao ser contratado, o trabalhador precisa apenas fornecer o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), agora válido para fins trabalhistas. 

Para os que querem criar a carteira digital, uma das opções é acessar o Emprega Brasil e conferir o passo a passo para a senha de acesso clicando em Quero me Cadastrar,. O outro caminho é o https://servicos.mte.gov.br/, clicando no banner virtual “Trabalho e Emprego”, link Carteira de Trabalho Digital em “Obter”.  As anotações feitas na carteira de trabalho digital podem ser monitoradas por aplicativo para celulares (iOS ou Android), ou ainda no gov.br/trabalho.

Seguro-desemprego on-line

Os trabalhadores demitidos sem justa causa têm direito ao benefício do Seguro-Desemprego, que também pode ser encaminhado no https://empregabrasil.mte.gov.br/.  Para ter acesso aos serviços do Emprega Brasil, é preciso se cadastrar informando o CPF e demais dados pessoais, que serão validados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Concluída essa etapa, há a opção “Solicitar Seguro-Desemprego”. Presencialmente,  é preciso se dirigir à Agência do SINE. O Seguro-Desemprego é regido pela lei 7.998 de 11 de janeiro de 1990 e alterações, que garante o pagamento de três a cinco parcelas mensais, variável de acordo com o tempo laboral do requisitante.

Atendimento presencial

Os trabalhadores que optarem pelo agendamento presencial no Sine Jaraguá do Sul devem acessar o https://www.jaraguadosul.sc.gov.br/sine, buscar a opção “Seguro-Desemprego” e selecionar a data desejada para o atendimento. Após a entrega e análise da documentação exigida, e de serem seguidos todos os trâmites, em 30 dias o beneficiário recebe a primeira parcela. O atendimento preferencial é garantido para gestantes, lactantes ou com crianças de colo; pessoas acima de 60 anos  e portadores de necessidades especiais (Lei nº 10.048/00 e Lei nº 10.741/03). A Agência do Sine Jaraguá do Sul fica na Rua Antônio Cunha, 160 Vila Baependi, no térreo da Rodoviária, e abre de segunda a sexta-feira. Informações complementares no (47) 3371-1603.

Por

Notícias relacionadas

x