Geral

57% dos jaraguaenses praticam reciclagem

Em dois anos, foram mais de 12,3 mil toneladas de recicláveis coletados e destinados às cooperativas. 

06/03/2020

Em recente avaliação, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) que há dois anos também administra as coletas convencional e seletiva de resíduos em Jaraguá do Sul, fez um balanço positivo em relação aos índices de reciclagem.

“Os dados são altamente positivos, pois a reciclagem partiu de um índice de 7% em fevereiro de 2018 para 26% em dezembro de 2019. De 140 toneladas coletadas no primeiro mês de gestão do Samae, o número subiu para 740 toneladas em dezembro último” apontou o presidente autarquia, Ademir Isidoro.

Este volume de materiais movimentou o setor da reciclagem no município e possibilitou o surgimento de seis cooperativas a mais do que existia em 2018, sendo que na época quatro operavam na informalidade e, foram conscientizadas a se legalizar.

                   

Hoje, são 12 cooperativas credenciadas pelo Samae e que recebem gratuitamente todo o material reciclável recolhido. Em dois anos, foram mais de 12,3 mil toneladas de recicláveis coletados e destinados às cooperativas, onde trabalham cerca de 120 pessoas.

As cooperativas recebem este material gratuitamente, conforme previsto na Lei 7736/2018 do Programa Recicla Jaraguá, fazem a triagem e a comercialização destes materiais, e o resultado é dividido entre todos, conforme os critérios do cooperativismo.

O Samae orienta as cooperativas sobre controle financeiro, compras governamentais, utilização de equipamentos de proteção individual, documentação contábil e obrigações trabalhistas. Também, fiscaliza e faz auditorias mensais em suas documentações, aplicando sanções quando necessário.

               

Ao mesmo tempo, a equipe de Resíduos Sólidos participa do grupo de trabalho de reciclagem designado pela Portaria nº 640/2018, e formado ainda por Fujama, Vigilância Sanitária, Secretarias de Assistência Social e Habitação, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Urbanismo e da Fazenda. O grupo elaborou relatório onde apontou a existência de pelo menos 50 depósitos de recicláveis considerados clandestinos.(https://pmjs.com.br/5GC)

Envolvimento da comunidade

Envolvimento da Comunidade – Para o presidente do Samae, o que mais chamou a atenção nos dados apresentados foi o envolvimento da população jaraguaense na separação dos resíduos, já que estima-se que quase 57% dos habitantes do município praticam a reciclagem.

Os dados foram levantados com base na contagem populacional por amostragem do IBGE, apontando que Jaraguá do Sul tem uma população estimada em 177.697 habitantes e que a taxa média de habitantes por economia é de 3,17.

Leia mais: 

“Neste sentido, vimos que o saco verde aparece como grande incentivador da separação, sendo que foram 125 mil unidades distribuídas por mês em 2018 e, para 2020, temos programada a distribuição de 200 mil sacos verdes por mês, o que deve elevar para 70% o índice de envolvimento da população com a reciclagem”, comemora o presidente do Samae, Ademir Izidoro.

As palestras, exposições e a divulgação dos dados da coleta seletiva têm contribuído para aumentar o número de pessoas que passam a separar os materiais recicláveis dentro de casa.

Notícias relacionadas

x