Geral

Em Jaraguá do Sul foi lançada a pedra fundamental do Espaço Padre Aloísio Boeing

A obra ocupará parte do estacionamento do Centro Shalom e terá ligação com a casa onde o sacerdote morava, que também será reformada

28/04/2021

O Instituto Padre Aloísio (IPA) deu início às obras de construção do Espaço Padre Aloísio, entre o Centro Shalom e a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos, em Jaraguá do Sul. O lançamento da pedra fundamental ocorreu na sexta-feira (17), com a presença do Bispo Diocesano Dom Francisco Carlos Bach, do prefeito Antídio Lunelli, sacerdotes, irmãs da Fraternidade Mariana, leigos, devotos e benfeitores da causa da beatificação do Servo de Deus.

Leia mais

O IPA está à frente da obra, que comporta várias atividades e finalidades que demandam recursos e para as quais é solicitado auxílio e apoio à campanha, como também cuidar do patrimônio e o memorial vivo que é a casa do sacerdote, além de administrar o Centro Shalom, como descreve o diretor-presidente do Instituto, Padre Léo Heck, SCJ.

“Quer o Espaço Padre Aloísio ser, em seu conjunto, um caminho que permite ao fiel visitante e romeiro, mergulhar na vida e obra do Servo de Deus. O devoto, ao entrar em contato com o espaço físico, é tomado por algo especial. Ele é imediatamente atraído a continuar a caminhada, conhecer mais e aprofundar a experiência de encontro com os ambientes onde viveu uma pessoa de Deus. Nasce nele o desejo de maior santidade e conversão”, registra.

No lançamento da pedra fundamental, Dom Francisco Carlos Bach deu à bênção às fundações da obra.

“Esse é um local para estimular a fé e despertar o sentimento de gratidão, um espaço de louvor ao Senhor, de oração, de aumento da espiritualidade. Nossa vocação é a santidade, somos caminheiros para a eternidade”, disse o bispo diocesano.

Sobre o Padre Aloísio, Dom Francisco observou que ele fez da vontade de Deus a sua razão de ser. O ato seguiu rigorosamente às normas de segurança sanitária contra a Covid. A obra ocupará parte do estacionamento do Centro Shalom e terá ligação com a casa onde o sacerdote morava, que também será reformada.

Presidente do IPA detalha como será a obra já em construção

O Padre Léo Heck, presidente do Instituto Padre Aloísio detalhou a obra. Segundo ele, o local da sepultura será reformado tendo uma nova estrutura que dará maior dignidade e segurança.

“Será um bonito portal de entrada para o Espaço Padre Aloísio”, descreve.

Adentrando, o visitante chega numa capela, que momentaneamente será usada para adoração ao Santíssimo Sacramento nos dias devocionais.

Em continuidade chega-se ao hall, que é um amplo espaço, aberto e acolhedor, necessário para abrigar e reunir as pessoas, inclusive para fazer celebrações e palestras. Servirá também para ponto de encontro de grupos e peregrinações. Terá também salas de confissões.

Continuando o percurso chega-se ao Memorial, com todas as lembranças, utensílios e objetos que estiveram em contato com o Servo de Deus em vida. São verdadeiras relíquias e que podem ser admiradas pelos visitantes e aprofundar o seu conhecimento sobre a vida do sacerdote.

Em seguida vem a sala do Instituto Padre Aloísio e lojinha, local onde as pessoas poderão encomendar orações, bênçãos, relatar graças e levar alguma lembrança.

“O trajeto se conclui na casa onde o Pe. Aloísio viveu seus últimos 23 anos de vida e ali morreu. É um memorial vivo, onde o devoto faz a experiência mais direta com o Servo de Deus. Ali ele sente e é tocado pela graça de Deus. É o mistério”, comenta Padre Léo.

O presidente Padre Léo, do Instituto Padre Aloísio, conta com o trabalho essencial da diretora adjunta, Irmã Edena M. Bittencourt, da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, fundada pelo Servo de Deus Padre Aloísio e que atua diretamente na causa da beatificação.

Contatos com o IPA pelo telefone (47) 3058-4007 e www.padrealoisio.org.br.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x