Geral

Delegacia Regional de Jaraguá do Sul receberá reforma e ampliação e tem novo delegado

O município dará encaminhamento ao processo licitatório e o investimento de R$ 4.276.745,63

30/04/2021

O delegado regional Fabiano dos Santos Silveira recebeu do prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli na quarta-feira (28), o projeto executivo da reforma e ampliação da Delegacia de Polícia da Comarca de Jaraguá do Sul, que fica ao lado do Fórum, no bairro Vila Nova. O desenvolvimento do projeto foi da secretaria de Planejamento e Urbanismo da prefeitura.

Leia mais

 

O município dará encaminhamento ao processo licitatório e o investimento de R$ 4.276.745,63 se dará por meio do convênio entre Município e Polícia Civil, em pouco mais de 1.300 m2. De acordo com o delegado regional, esta é a principal delegacia do Vale do Itapocu.

Em 2020 foram abertos aproximadamente mil inquéritos policiais e efetuadas 622 prisões em flagrante na Delegacia da Comarca, onde atualmente existe uma central de plantão policial improvisada, que mistura o público e procedimentos.

“Com esta ampliação, teremos efetivamente uma central de plantão 24 horas em funcionamento, com tecnologia e com recursos humanos em local próprio e adequado”, explica Fabiano. Além disso, será reformado o ambiente de atendimento ao público e outras dependências do prédio.

Lunelli disse que segurança pública, embora seja dever do Estado, é um assunto que merece toda a atenção da prefeitura. A previsão é que a licitação seja aberta nos próximos 60 dias e a empresa vencedora terá 480 dias para executar os trabalhos.

Durante a entrega do projeto, foi apresentado o novo delegado da Comarca de Jaraguá do Sul, Marcelo Schiebelbein, oriundo de Mafra. Ele ficará responsável pela central de plantão policial da DPCo.

Nova estrutura será modelo para o Estado, diz delegado regional

Para o delegado regional, Fabiano dos Santos Silveira, a reforma e ampliação da Delegacia de Polícia da Comarca é uma necessidade porque vai melhorar e humanizar o atendimento. Dada a sua capilaridade, é a mais importante Delegacia da região que atende todas as ocorrências, inclusive envolvendo presos.

Hoje, segundo disse, a central de plantão 24 horas é improvisada. Com as melhorias, os flagrantes serão registrados em local próprio. A sua estrutura será para atender as próximas décadas, com um projeto futurista e bem elaborado, atendendo as suas necessidades.

Fabiano observou que são registradas, em média, entre 600 e 700 prisões em flagrante por ano. Cerca de 30% são crimes de trânsito e entre 20 e 30% crimes de violência doméstica. A nova estrutura terá espaço para presos, para as vítimas e, também, para operadores do direito que fazem o acompanhamento dos clientes. “O projeto será modelo para Santa Catarina”, disse.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x