Geral

Especialista dá dicas de hábitos comportamentais e alimentares que ajudam a prevenir doenças

Com a chegada do frio e em tempos de pandemia, uma alimentação regrada em nutrientes ajuda a manter o corpo saudável. 

16/04/2020

Prevenção. Essa palavra nunca foi tão utilizada, noticiada e indicada como agora, em tempos de pandemia. Mas, ela é sempre o melhor caminho e merece ser estimulada, inclusive, depois que tudo isso passar.

De acordo com a médica nutróloga Cristiane Molon, não só diante das doenças respiratórias, como também no combate a outras enfermidades, a adoção de um estilo de vida com equilíbrio e bem-estar é a indicação para se viver mais e melhor.

“Até um tempo atrás, pensava-se que o câncer, por exemplo, era causado unicamente por questões genéticas. Hoje, sabe-se que um terço das mortes de câncer no mundo estão ligadas a riscos comportamentais e alimentares, ou seja, até mesmo uma doença tão temida como o câncer, é possível prevenir”, alerta.

Leia mais: 

O ambiente em que se vive, as pessoas com as quais se relaciona e a forma com a qual se alimenta o corpo e a mente, segundo a especialista, são determinantes para prevenir doenças. “A epigenética é o que está acima do gene e tem muito a ver com o ambiente, o convívio e a alimentação.

Atividades físicas e sono adequado aumentam imunidade

A epigenética é muito impactante nas doenças, inclusive, no combate ao câncer, doença que é a segunda principal causa de mortes no mundo.

Porém, como prevenir doenças e viver mais e melhor? As dicas, conforme a médica, envolvem a tríade corpo, mente e espírito.

“A alimentação vai trazer os nutrientes, que são o combustível para manter o sistema imunológico ativo e fortalecido. Invista em comida de verdade. Opte por preparações naturais, livres de industrializados e agrotóxicos. Descasque mais. Desembale menos”, orienta.

Em paralelo à alimentação, é importante manter o corpo em movimento.

“Você precisa se mexer. Isso vai gerar a oxigenação das células e o fortalecimento do sistema de defesa do organismo”, destaca. Outra dica é ter um sono de qualidade. “Priorize dormir mais cedo para que o seu sono seja reparador. Deixe o quarto bem escuro e o celular longe”, explica.

Gerenciar o estresse e as emoções, em geral, também é fundamental. Mas, como fazer isso, ainda mais em tempos tão incertos, quando a tensão toma conta? A resposta da especialista está relacionada a ter atitudes positivas e buscar atividades que despertam sensação de bem-estar.

“Procure tomar sol, estar em contato com quem você ama ou se reconectar com a natureza. Ore, medite, conecte-se com você mesmo”, sugere. “Uma atitude mental positiva diante da vida, aliada à alimentação balanceada, atividade física, sono de qualidade, além do gerenciamento do estresse e das emoções, é o segredo para a longevidade”, complementa.

Por

Notícias relacionadas

x