Geral,Jaraguá ,Saúde

Jaraguá do Sul cria a Rede Municipal Masculina de Prevenção ao Câncer

Em assembleia geral realizada na noite do dia 17 de novembro, foi constituída a Rede Municipal Saúde do Homem.

Jaraguá do Sul é sede da Rede Nacional Masculina de Prevenção e Combate ao Câncer, mas não tinha uma Rede Municipal Masculina, o que se confirmou na assembleia realizada no dia 17, na rua Gumercindo da Silva, antigo depósito da empresa Breithaupt que foi restaurado e cedido pelo Giassi Supermercado à entidade.

A ideia da Rede Saúde do Homem começou em abril de 2012, domingo de Páscoa e Dia Mundial de Combate ao Câncer, com a elaboração do projeto, que viabilizou a criação da Rede Nacional, visando lançar a semente, em todo o território nacional, de mudança no comportamento, cultural e de educação do homem quanto aos cuidados com a saúde.

A instituição foi formalmente criada em 3 de agosto 2013, com sede em Jaraguá do Sul, sendo reconhecida como de Utilidade Pública Nacional.

A inspiração da Rede Saúde do Homem veio da Rede Feminina de Combate ao Câncer, com seu magnífico trabalho em todo o Brasil.

Irineu Pasold preside a Rede Municipal Saúde do Homem

O presidente da Rede Saúde do Homem de Jaraguá do Sul é o ex-prefeito, farmacêutico e bioquímico Irineu Pasold, com grande experiência na área da saúde pública.

Cada vez mais pesquisas comprovam que a saúde, mais do que a genética, é consequência das escolhas e hábitos de vida.

Hábitos saudáveis e acompanhamento de saúde preventivo são o caminho para o envelhecimento com qualidade de vida. Porém, os homens costumam dar menos atenção à saúde e realizam menos consultas médicas.

Os homens brasileiros vivem, em média, 7,2 anos a menos que as mulheres. Entre as causas de morte prematura estão a violência e acidentes de trânsito, além do câncer, doenças cardiovasculares e infartos.

Trabalhar nas questões das doenças preveníveis por meio de palestras, orientações e encaminhamentos estão entre as finalidades da recém criada Rede Saúde do Homem de Jaraguá do Sul.

O presidente Irineu Pasold explica que um dos principais objetivos é promover ações de saúde que contribuam para a compreensão da realidade masculina, chamando atenção para o auto cuidado, a adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebida, como também a identificação precoce de doenças, em especial o câncer de próstara, para aumentar as chances de um tratamento eficaz.

A RSH de Jaraguá do Sul está agora se estruturando na parte documental.

A sua sede será junto a Rede Nacional Saúde do Homem, em frente ao Giassi. Irineu Pasold tem como vice-presidente Ademar Pacheco Filho, secretário Irineu Pasold Júnior e tesoureiro Sérgio Nardi.