Geral,Política,Schroeder

Lideranças realizam encontro estratégico para Desenvolvimento Econômico Local em Schroeder

Na última sexta-feira (12), a Associação Empresarial de Schroeder (Acias) promoveu reunião estratégica para tratar sobre o DEL (Desenvolvimento Econômico Local). O encontro contou com a participação do presidente da Acias, Norberto Weiss, o presidente da Facisc, Sérgio Alves, o diretor de Assuntos DEL Facisc, Rogério Maldaner, o prefeito Felipe Voigt, o vice-prefeito Lauro Tomczak, o secretário de Finanças Denilson Weiss, a chefe de Gabinete Sônia Zoz, o procurador Daniel de Mello Massimino, o diretor de Turismo Adilson Pommerening, o presidente da Câmara de Vereadores, Ildemar Zoz, entre outras lideranças.

O consultor da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Santa Catarina e do Centro de Profissionalização das Entidades Empresariais da Baviera, na Alemanha, Andreas Dohle, que acompanha os trabalhos desde 2019, falou sobre o processo de implantação em Schroeder. "Como todo o trabalho na área de turismo, começou com uma discussão sobre qual é a vocação para o turismo, quais os temas abordados. A gente criou a marca, acho que isso foi um passo fundamental, fez o mapeamento e sinalização dos roteiros, além da participação no evento Green Destinations, que busca a certificação de destinos sustentáveis pelo mundo”, ressalta.

Durante a reunião estratégica, foi abordada a demanda pela Consultoria para o Ciclo III: revisão da Política de Desenvolvimento Econômica de Schroeder; continuidade nos projetos referentes ao turismo e participação da rede DEL Turismo e Top 100 Green Destinations; definir mais dois campos de competência; suporte e manutenção dos trabalhos do Conselho de Desenvolvimento e das Câmaras Técnicas.

“O encontro é importante para a gente dar o start no terceiro ciclo do DEL aqui em Schroeder. Nós tivemos o início lá em 2017 no primeiro ciclo, depois em 2019 nós tivemos o foco no Turismo, e agora a proposta é ampliar essa atuação, criando a mesma lógica nas outras áreas que serão definidas com o grupo”, explica o coordenador estadual do DEL em SC, Osmar Vicentin.

DEL TURISMO - O Programa Rede de Desenvolvimento Econômico Local – DEL Turismo é uma metodologia inspirada no modelo alemão para gestão do desenvolvimento local. Foi implantado por meio de uma parceria entre a Fecomércio RN, Facisc, Federasul-RS, Ministério Federal para a Cooperação e o Desenvolvimento da Alemanha e as entidades empresariais alemães BFZ, BBW e SEQUA.