Geral

Nono Martini celebra 100 anos de vida nesta quinta-feira

O nono Martini trabalhou até os 98 anos

17/06/2021

A data de 17 de junho é especialíssima para a família Martini, de Guaramirim, por marcar o centenário de nascimento de Ludovico Martini, o Nono Martini como é carinhosamente conhecido. É uma longa história marcada pela simplicidade, amor à família e ao trabalho, tendo no temor a Deus e na oração o grande suporte para enfrentar as dificuldades que não foram poucas. Está casado há mais de 70 anos com Erondina Spézia.

Leia mais

Ludovico é o mais velho de 11 irmãos. Nasceu no dia 17 de junho de 1921, em Luiz Alves, no Braço Direito. Teve uma infância difícil, ajudando a família no sustento do lar. Com 18 anos serviu o exército e por dois anos e meio ficou em Imbituba, no Sul do Estado, na defesa da costa brasileira no início da 2ª Guerra Mundial.

Com 28 anos, em 1949, casou-se com Erondina Spézia, do 1º Braço, que na época pertencia a Luiz Alves. Alugaram uma casinha e a mudança de Ludovico cabia em um saco de trigo. Erondina ganhou como “herança” da sua mãe uma vaca para produzir leite e derivados para a família. O casal morou também em Ilhota (Morro do Baú) e no Braço Comprido (Luiz Alves).

Produziam os próprios alimentos e também fumo. Em 1959 se mudaram para Guaramirim, onde residem atualmente. Já tinha energia elétrica na época. Continuou na roça produzindo banana, criação de porcos e culturas de subsistência. O casal em 7 filhos, 11 netos e nove bisnetos.

O nono Martini trabalhou até os 98 anos. Era comum vê-lo no supermercado do filho, no bairro Amizade, principalmente cuidando das frutas. Ainda tem horta em casa, sempre capinando e limpando, o que sabe fazer com maestria e zelo.

Católico fervoroso, assiste a Santa Missa, recita o terço e tem grande devoção à Virgem Maria. A nona Erondina o acompanha. Ela também é sua companheira de jogo para passar o tempo. Para a família, ter o pai, o avô e o bisavô chegar aos 100 anos com lucidez, é uma bênção divina.

O centenário de nascimento do nono Martini é motivo de alegria não só para a família, mas também para os amigos e pessoas que o conhecem e estimam. Felicidades e saúde a ele.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x