Geral,Jaraguá ,Trânsito

Sistema de bikes elétricas compartilhadas começa a funcionar em março em Jaraguá

A partir do dia 1 de março, entra em operação em Jaraguá do Sul o primeiro sistema de bicicletas elétricas compartilhadas. A iniciativa é privada, da startup catarinense AllMobility, sediada na zona industrial de Joinville e que vem apostando neste conceito como forma de auxiliar na solução da mobilidade urbana e utilização de energias limpas. A proposta foi apresentada na tarde desta quarta-feira (10), ao vice-prefeito Jair Franzner, aos secretários de Planejamento e Urbanismo Eduardo Bertoldi, de Desenvolvimento Econômico e Inovação Daniel Schmitz de Arruda, e de Administração Argos José Burgardt. Além destes, o presidente do Comitê Inova Jaraguá Gustavo Pacher e o presidente da Acijs e integrante do mesmo comitê, Luis Leigue, acompanharam a visita dos representantes da empresa.


O CEO e co-founder da startup, Jean Cardoso, explica que no início de março, serão disponibilizadas 20 bicicletas elétricas em estacionamentos de estabelecimentos comerciais parceiros na região central da cidade. Já a partir do dia 15 de março, devem ser disponibilizados entre 70 a 80 equipamentos, que poderão ser alugados pela população, por meio de um aplicativo chamado GoMOOV. “Nos próximos dias, teremos uma grande campanha de mídia para orientar as pessoas sobre como funciona o sistema”, antecipou. “Chegamos com uma nova proposta para a mobilidade e aos serviços de entrega, por exemplo, bem como, um complementou para o transporte público”, disse ele.

Neste sentido, a Prefeitura de Jaraguá do Sul poderá ser parceira no futuro, criando estacionamentos para as bicicletas elétricas em parques ou áreas públicas de grande movimentação. O secretário de Administração, Argos Burgardt, disse que uma das formas de contribuição que o Município já vem dando nesse sentido é a implantação de ciclovias e ciclofaixas. O vice-prefeito, Jair Franzner, lembrou do esforço que a gestão municipal vem fazendo neste sentido, de ampliar e revitalizar as ciclovias e ciclofaixas.