Geral

Uso de máscara passa ser obrigatório em Jaraguá do Sul

O uso de máscaras será obrigatório tanto para as pessoas em geral quanto para funcionários de setores da economia já liberados a trabalhar, inclusive do poder público

13/04/2020

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, assinou decreto nesta segunda-feira tornando obrigatório o uso de máscara no município.

As determinações entram em vigor no dia 16 de abril, quinta-feira, e têm o claro objetivo de evitar a exposição da comunidade ao coronavírus. O uso de máscaras será obrigatório tanto para as pessoas em geral quanto para funcionários de setores da economia já liberados a trabalhar, inclusive do poder público.

Os estabelecimentos comerciais considerados essenciais e aqueles com permissão de atendimento ao público e entrada de pessoas somente deverão permitir o ingresso de quem estiver de máscara. A fiscalização será feita pela Prefeitura e pela Vigilância Sanitária e os estabelecimentos que não se adaptarem serão autuados e podem ser fechados.

A recomendação para todos é de uso de máscaras caseiras, pois os modelos industrializados devem ser reservados aos profissionais de saúde.

Leia mais:

Máscaras caseiras podem ajudar na prevenção contra o Coronavírus, veja como fazer a sua

CDL Jaraguá do Sul ressalta cuidados no comércio para evitar contágio pelo novo coronavírus

Após denúncia de festa Rave, 30 são abordados em Jaraguá do Sul

 

No decreto, Lunelli ressalta que a saúde é direito de todos e que é dever do ente público colocar em prática medidas que visem à redução do risco de doenças. “Estamos agindo em muitas frentes para conseguir fazer um combate inteligente. Queremos proteger a saúde das pessoas e permitir o retorno gradual das atividades econômicas. Para isso, todos terão que fazer a sua parte”, diz.

A principal justificativa para medida é que a utilização de máscaras caseiras impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, garantindo uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população e na diminuição de casos.

População em geral
As máscaras devem ter mais de uma camada de tecido e devem ser usadas enquanto as pessoas estiverem fora de casa. Se forem feitas com TNT, devem ter camada tripla. Caso sejam confeccionadas com tecido de algodão, a preferência é que seja algodão 100%. Não é recomendado tocar nas máscaras após a colocação e é preciso seguir as recomendações de desinfecção.

Notícias relacionadas

x