Ministro diz que túnel da 280 será aberto ainda em 2021

Celso Machado

Nascido em Blumenau, 70 anos, 53 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul).

Ver artigos

Sobre as obras de duplicação da BR-280, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse ter “certeza” de que ainda em 2021 o túnel duplo no Vieira será ‘vazado’. Ou seja, aberto. Mas não liberado para o trânsito porque, dali para frente até o Bairro Amizade (Clube dos Viajantes), tudo ainda está por fazer. E sem perspectivas de obras agilizadas por falta de recursos. Freitas tem agenda em Santa Catarina.

Ponte de Laguna

 Freitas volta a SC para inaugurar a nova iluminação da ponte estaiada de Laguna e dar as ordens de serviço de obras na BR-163 (São Miguel D’Oeste/Dionísio Cerqueira) e dos túneis do contorno viário da BR-101, em Florianópolis. Será no dia 8 de março. Não por coincidência, Dia Internacional da Mulher. A ponte de Laguna leva o nome de Anita Garibaldi, chamada de “heroína dos dois mundos” por ter lutado com o marido, Giuseppe, na “Guerra dos Farrapos” (RS) e nas batalhas de Curitibanos (SC) e de Gianicolo (Itália). 

Provocando

“Furtar, no Brasil, está quase legalizado, porque não tem ameaça, não tem agressão, então o cara não vai preso. Agora, experimente criticar o STF, ofender o STF. Um deputado não pode representar pessoas que estão de saco cheio com o STF, mas pode representar a liberação de drogas, do aborto, que são crimes. E a Justiça não fala nada”.

AL apoia

Discurso do deputado Jessé Lopes (PSL), autor de Moção aprovada pela Assembleia Legislativa em apoio ao deputado federal Daniel Silveira (PSL/RJ), preso por ordens do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Com a acusação de ofender ministros daquela Corte em vídeo que postou em redes sociais.

Comper diz “não”

Ouvida a bancada do MDB, o deputado Jerry Comper recusou convite do governador Carlos Moisés (PSL) para assumir a Casa Civil. Assim, cai por terra a expectativa de o PSDB ter mais uma cadeira na AL com o suplente Serafim Venzon (Brusque). O MDB segue com a maior bancada- nove deputados. Comper é herdeiro do espólio político do deputado (falecido) Aldo Schneider, região de Ibirama no Alto Vale do Itajaí, de quem foi chefe de gabinete.

Telefones mudos

Vereador Anderson Kassner (PP) retoma queixa recorrente contra operadoras de telefonia celular que, não raro, deixam sem comunicação os usuários de determinadas localidades de Jaraguá do Sul onde o sinal é fraco ou nem existe. Em passado recente, representantes da Agência Nacional de Telecomunicações foram às câmaras de Jaraguá do Sul e Guaramirim para dizer que, contratualmente, a obrigação das operadoras é dar cobertura a 80% das áreas urbanas. E só!

Sem resposta

Em agosto de 2019, a própria Associação de Câmaras de Vereadores do Vale do Itapocu entregou para o gerente operacional da Anatel de SC, Estevão Hobolt, moção pedindo que a agência interviesse junto às empresas de telefonia em busca de soluções. Devem ter enfiado o pedido em alguma gaveta. Longos trechos da SC-108, por exemplo, tecnicamente são considerados como “pontos de sombra”. Traduzindo, não há sinal.

Faça-se uma lei

O que talvez possa evitar que futuros usuários sejam enganados é lei específica (municipal, estadual ou federal), observando-se todos os aspectos legais, obrigando que as lojas revendedoras de celulares deem, por escrito, a garantia de que haverá sinal na região onde a pessoa mora. E com aval da operadora. Se não for assim, reclamar é chover no molhado. Não estão nem aí porque nada lhes acontece.