Colunas

A artrose

A artrose, na verdade, não é uma doença, ela faz parte do processo natural de envelhecimento do ser humano

09/08/2021

Por

Médico Neurologista, Deputado Estadual SC e Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

À medida que envelhecemos, podem começar a surgir nas juntas os problemas popularmente chamados de reumatismo, que se apresentam como dores, inchaços e vermelhidão nas articulações.

Existem muitos males que podem causar esses sintomas, mas os mais comuns são a artrite a artrose.

A artrite é uma doença inflamatória das articulações que pode se apresentar de muitas formas: algumas mais graves como a artrite reumatoide, outras menos, como a gota.

Já a artrose, na verdade, não é uma doença, ela faz parte do processo natural de envelhecimento do ser humano. É um tipo de reumatismo causado pelo desgaste articular, também chamado de degenerativo.

Algumas pessoas têm artrose mais cedo, outras bem mais tarde. Nas mulheres, ela se acelera após a menopausa.

A artrose é causada pelo desgaste, desidratação e afilamento da cartilagem articular que se inicia silenciosamente logo após o auge do nosso desenvolvimento físico, por volta dos vinte e oito anos de idade, e não tem cura nem recuperação.

Se submetermos nossas articulações a um estresse precoce, como acontece em esportes de alto impacto e alto nível competitivo ou se as articulações sofrerem traumas por acidentes ou esforço repetitivo, este processo pode ser ainda mais precoce.

O desgaste da cartilagem articular acontece porque as células formadoras do tecido cartilaginoso não se regeneram. Uma vez destruída, não há um sistema para reparar a cartilagem. A cartilagem articular não recebe seus nutrientes por meio de vasos sanguíneos, mas se nutre apenas por embebição (como uma esponja) a partir do osso situado logo abaixo da cartilagem.

Perder peso, fisioterapia, hidroterapia, exercícios para fortalecer a musculatura, alimentação balanceada, o uso de analgésicos em caso de dor e de anti-inflamatórios nas crises podem melhorar muito os sintomas da artrose.

E, antes de mais nada, deve-se consultar um reumatologista.

Cuide de suas articulações desde a juventude para não sofrer com artrose na terceira idade.

Notícias relacionadas

x