Colunas

A Propósito

Acontecimentos que marcaram a história

12/10/2023

Nos anos de 1950, a Automotriz nº 31, popularmente chamada de “litorina”, uma categoria de trem mais confortável, parada na Estação Ferroviária de Jaraguá do Sul para desembarque e embarque de passageiros no trajeto Corupá/Jaraguá do Sul/Joinville e São Francisco do Sul e vice-versa. A máquina foi construída pela Empresa Metalúrgica Nacional Joinville. (Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul/ postado por João Paulo Meirinho/acervo Davi Boçon)

 

CURIOSIDADES

 

*Os sapos são capazes de capturar alimentos com a língua, mas nesse ato não conseguem ficar com os olhos abertos. É que, ao engolir, o processo acaba forçando suas pálpebras para baixo.

 

*São animais de sangue frio e anfíbios (andam na terra e na água) : a temperatura de seu corpo é controlada pela temperatura ambiente. Para coaxar (cantar, no popular), inflam e esvaziam a boca, formando um papo. No vaivém entre o papo e os pulmões, o ar faz as cordas vocais vibrarem.

 

*Existem espécies que possuem umas protuberâncias dérmicas sobre os olhos com aparência de chifres. São próprias da América do Sul, principalmente de áreas como o Amazonas. São sapos vorazes, capazes inclusive de comer pequenos mamíferos como os ratos.

 

*Os sapos são animais vertebrados que, como muitos deles, também possuem dentes. No entanto, os dentes somente estão presentes na mandíbula superior. Além disso, possuem dentes vomerianos, chamados assim por estarem localizados no osso vômer, localizado no céu da boca.

 

*Praticamente todos os sapos podem produzir substâncias tóxicas conhecidas como bufotoxinas, que excretam através da pele e usam para se defender e evitarem ser predadas. No entanto, a toxicidade das substâncias varia de uma espécie para outra.

 

*Um sapo pode viver entre 10 e 12 anos. A maioria é ativa durante a noite, dormindo durante o dia. Alimentam-se de aranhas, besouros, gafanhotos, moscas, formigas e cupins. Algumas espécies maiores podem comer pequenos pássaros e até mesmo outros sapos.

 

GILLETTE

 

Um diálogo curioso entre homens buscava reforçar o uso de lâminas descartáveis da Gillette, em anúncio de 1944. Mostrando um homem com o rosto todo machucado, informando ser resultado de lâminas já usadas por muitas outras pessoas, em resposta à pergunta sobre os ferimentos. Se provocados por um desastre, por alguma mulher ou por algum conflito.

 

HOJE

 

Joseph Raymond “Ray” Conniff, morreu no dia 12 de outubro de 2002 em  Escondido, Califórnia, aos 86 anos de idade, depois de uma queda em uma banheira. Era o líder de Orquestra Ray Conniff, com apresentações em todo o mundo, inclusive no Brasil e Santa Catarina.

Notícias relacionadas

x