Geral

Abertura oficial do Censo em Jaraguá aconteceu nesta segunda-feira

São 164 recenseadores escalados para o trabalho em Jaraguá, que estarão devidamente uniformizados

08/08/2022

Apesar de o censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ter iniciado em todo o país no dia 1 de agosto, ele teve como início oficial em Jaraguá do Sul a entrevista ao prefeito Jair Franzer, na manhã desta segunda-feira (8) em uma universidade.

O coordenador de área do IBGE de Jaraguá do Sul, Rodrigo Hideki Minamizaki Ribeiro, explica que o objetivo dessa abertura oficial é sensibilizar a comunidade a receber o recenseador e responder corretamente às perguntas feitas.

As entrevistas para o censo serão feitas em todas as residências do município e serão finalizadas até 31 de outubro deste ano. O último censo demográfico feito no país foi em 2010, há 12 anos.

São 164 recenseadores escalados para o trabalho em Jaraguá, que estarão devidamente uniformizados, com crachá de identificação e celular do IBGE, o qual será a ferramenta de trabalho para registro dos dados informados, garantindo sigilo a todos eles.

“Respondendo ao censo, cada cidadão contribui com dados que vão subsidiar as políticas públicas do município. Por exemplo, o município saberá o nível de escolaridade das pessoas, a situação de água tratada e esgoto, o número real de habitantes. Os dados do censo retornam para a cidade para auxiliar no planejamento do município”, enfatiza Ribeiro.

O prefeito de Jaraguá destacou a importância de as famílias responderem o censo do IBGE, para que o município e os empreendedores possam se desenvolver com base em dados sólidos.

“São muitas informações que vão ajudar tanto o poder público quanto a iniciativa privada a tomar decisões. O censo é seguro. Os recenseadores são pessoas treinadas e cadastradas pelo IBGE”, ressalta Franzner.

Ribeiro explica que uma pergunta foi acrescentada de última hora ao censo do IBGE, relacionada ao diagnóstico de autismo ou do espectro autista. A pergunta pode auxiliar o Brasil no sentido de quantificação e políticas públicas voltadas ao transtorno.

Qualquer dúvida ao receber um recenseador em casa, basta acessar o site do IBGE ou ligar para 0800-721-8181.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x