Geral

Aciag define os termos da carta propositiva

Uma das propostas é a criação de áreas de lazer, como o parque linear

01/10/2020

Por

Aciag define os termos da carta propositiva

A Associação Empresarial de Guaramirim (Aciag) definiu na plenária on-line de segunda-feira (28) os termos da carta propositiva que será entregue aos candidatos a prefeito e vice no mês de outubro, tratando de questões que envolvem o desenvolvimento social e econômico do município.

O documento de 2016 foi revisado e incluída outras propostas levantadas por diretores e associados. Ele é voltado aos postulantes do Executivo e Legislativo.

Entre as questões está o compromisso de não criar e aumentar os tributos municipais, concluir a infraestrutura do Loteamento Industrial (acesso asfaltado), criação do Centro de Eventos de Guaramirim que reúna o centro cultural, parque de exposições em conjunto com a nova sede dos Bombeiros Voluntários.

Também a instituição do alvará provisório e acompanhamento contínuo do movimento econômico.

A carta traz como sugestão o cumprimento do Plano Municipal de Saneamento, de Educação, de Mobilidade Urbana, de Turismo, de Macrodrenagem, como também disciplinar medidas para delimitar a área urbana consolidada.

Pede também a eliminação da exigência para concessão do alvará sanitário, sem vistoria prévia, por meio da auto declaração aos estabelecimentos de baixo impacto.

A Aciag sugere, ainda, o afastamento da cobrança/exigência anual da Taxa de Licença e Localização (alvarás), apoio institucional ao Cedup com educação profissional gratuita, apoio aos Bombeiros Voluntários e ao Observatório Social de Guaramirim. E igualmente apoiar o Codec, o Conselho Municipal da Cidades e os demais Conselhos Municipais.

Outra proposta é a criação de áreas de lazer, como o parque linear. Para o Legislativo, o documento pede não aumentar o número de vereadores e o gasto máximo de 2% da arrecadação municipal para as despesas de manutenção. Pede, ainda, a não construção de nova sede da Câmara na próxima legislatura.

Datas das entregas dos documentos são definidas com as assessorias

Os candidatos a prefeito e vice receberão a carta propositiva em diferentes momentos, já definidos esta semana com as respectivas assessorias. Na plenária do dia 5 de outubro, segunda-feira, conforme o presidente da Aciag, Gilberto Ronchi, virá o candidato a prefeito Ramon da Silva Castro e candidato a vice Giliardi Dorn, do Patriotas.

No dia 19 de outubro será a vez de Fernando Nilson da Silva e Mário Sérgio Peixer Filho (MDB,PSDB) e, no dia 26 de outubro, Luís Antônio Chiodini e Osvaldo Devigili (PP,DEM). Cada coligação terá 40 minutos para expor as suas propostas e mais 20 minutos para responder perguntas de diretores e associados da Aciag.

Nessas datas os candidatos receberão a carta propositiva mediante protocolo.

Notícias relacionadas

x