Geral

Ações da Odontologia são apresentadas ao Conselho de Saúde de Jaraguá do Sul

A supervisora técnica de Saúde Bucal, apresentou as ações e projetos que foram implementados desde 2020, com destaque para a criação de novos protocolos

14/07/2021

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

Ações da Odontologia são apresentadas ao Conselho de Saúde de Jaraguá do Sul

O Conselho Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul realizou na última semana a reunião mensal de modo remoto e, entre os temas da pauta, esteve uma apresentação dos serviços de Odontologia oferecidos pelo município.

Leia mais

A supervisora técnica de Saúde Bucal, Cíntia Silveira Gargioni, apresentou as ações e projetos que foram implementados desde 2020, com destaque para a criação de novos protocolos e a reorganização de todo o processo de trabalho na odontologia em função da pandemia e dos decretos que foram editados.

Muitas readequações tiveram que ser feitas, inclusive quanto ao uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) adequados, conforme as orientações dos órgãos de Saúde.

Cíntia lembrou que devido à pandemia do coronavírus, houve a suspensão dos atendimentos eletivos de odontologia na rede pública, por determinação do Ministério da Saúde e secretaria de estado da Saúde, sendo assim, somente urgências são atendidas desde março de 2020.

Contudo, foi criado o Projeto Odontologia à Distância, com serviços de teleorientação e telemonitoramento. Nesse caso, o profissional liga para o paciente e realiza a teleconsulta. O contato telefônico é gravado, registrado no sistema informatizado e o cirurgião-dentista realiza o agendamento, dependendo do caso.

“Tivemos que adaptar nossos serviços em função da pandemia. Capacitamos as equipes, orientamos sobre como deveriam ocorrer os procedimentos e trabalhamos na criação de novos protocolos para atender da melhor forma possível a população”, registrou o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x