Geral

Águias são rastreadas e fazem percurso inacreditável

Destas 16 aves, 3.734 coordenadas de localização foram recebidas, no total.

31/08/2022

Em 2012 um grupo de estudo do Cazquiestão implantaram dispositivos de rastreamento em  16 águias-das-estepes (Aquila nipalensis). Este mapa mostra o movimento de uma águia durante o período de observação.

Destas 16 aves, 3.734 coordenadas de localização foram recebidas, no total. As estratégias de migração foram marcadamente diferentes em termos de tempo (adultos retornaram aos territórios de reprodução no sul da Rússia e no Cazaquistão no final de março e início de abril, enquanto águias jovens chegaram em meados de maio), mas não em termos de rota e área de invernada. No geral, um adulto levou quase oito semanas para cobrir 9.543 km de Botsuana até o Cazaquistão, com uma média de 177 km diários.

Os cientistas também descobriram que a distância de voo diária mais longa entre todas as águias rastreadas foi de aproximadamente 355 km. Eles ainda registraram que, através de um ciclo anual completo, uma águia gastou em torno de 31,5% na área de invernada, 41,9% na área de reprodução e o restante (26,6%) em migração.

Essas estatísticas, assim como o mapa, comprovam que as águias são criaturas em constante movimento, que viajam mais em suas vidas do que você jamais poderia imaginar.

Por que evitam o mar?

De acordo com o mapa do último estudo, as águias cruzaram muitos países do Oriente Médio, evitando sempre o Mar Cáspio e o Mar Vermelho.

Isso despertou a curiosidade dos usuários na internet, que começaram a tentar adivinhar por que as aves faziam isso.

Provavelmente, não é porque elas não sabem nadar.

Segundo o website Aves de Rapina Brasil, montanhas, florestas densas, oceanos e lagos são obstáculos frequentes no caminho desses migrantes. Normalmente, aves de rapina se deslocam durante o dia, parando ao anoitecer. Porém, em paisagens monótonas ou lugares sem poleiros para descanso, como no oceano, elas podem voar por toda a noite e por várias horas seguidas.

Via Noticias Ambiente Brasil

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

 

Notícias relacionadas

x