Colunas

Amistoso disputado em Corupá em 1953

Jogo interestadual disputado entre a equipe local do Dom Pedro II e o Bonsucesso do Rio de Janeiro.

03/09/2021

Por

Amistoso disputado em Corupá em 1953

Acervo de Maria Aparecida Rosa/ Antigamente em Hansa Humboldt/ Liga Jaraguaense de Futebol e Rogério Tomazelli)

A foto, de 21 de maio de 1953, mostra momentos antes de um jogo amistoso interestadual disputado em Corupá, entre a equipe local do Dom Pedro II e o Bonsucesso do Rio de Janeiro.

Árbitro: Otacílio Barbosa (de São Bento do Sul). O Dom Pedro II (de camisa branca) formou com: Maba; Alídio e Moretti; Mafezzoli, Munga e Zeca; Tião, Antenor, Horávio, Francinha e Nilo.

O Bonsucesso (camisa escura, faixa diagonal) foi a campo com Ari; Bibi e Mauro; Urubatão, Gilberto e Serafim; Nicola, Odir, Zildo, Soca e Bene. Placar de 4 x 2 para os visitantes. (Fonte: acervo de Maria Aparecida Rosa/ Antigamente em Hansa Humboldt/ Liga Jaraguaense de Futebol e Rogério Tomazelli).

CURIOSIDADES

As cutias possuem o hábito de enterrar o alimento para armazená-lo e consumi-lo depois. No entanto elas acabam esquecendo o lugar onde enterraram, e acabam se tornando uma das espécies jardineiras da floresta.

Este animal possui uma pelagem espessa, lisa e aderente, de coloração bruno-olivácea, que passa ao amarelo-dourado na região posterior do corpo. A garupa é vermelho-amarelada e os pelos mais compridos. Quando se assusta, os pelos ficam eretos.

Esta espécie ocorre em toda a região amazônica e, no Brasil, vai até os estados do Sul. É encontrada em abundância, especialmente nas matas, florestas e capoeirões. Herbívoro, come frutos e sementes, especialmente de palmeiras, gramíneas e raízes.

O olfato é o sentido mais desenvolvido. A audição é também apurada, ao passo que a visão e o paladar são rudimentares. A cutia é bastante prolífica. As fêmeas dão à luz ninhadas de dois a três filhotes, após um período de gestação de 104 dias.

As cutias são animais facilmente domesticáveis. Costumam viver uma média de 15 anos. Passam as horas do dia em esconderijos, mas não é raro ver esse animal em plena luz em lugares onde não se sente perseguido.

“Desenvolvemos um celular com display colorido. Como você vai usar, é da sua conta”. Assim a Sony Ericsson promovia o telefone celular do modelo T68i. A imagem traz o aparelho com o nome “Reinaldo”, com um fundo rosa e arco-íris. Apresentando em pequenas linhas as especificações do aparelho. Este anúncio foi veiculado na revista Veja em novembro de 2002.

Hoje, no Brasil, é lembrado Dia Nacional da Kombi, veículo fabricado ininterruptamente entre 2 de setembro de 1957 e 18 de dezembro de 2013.

Por força de um decreto federal, os carros fabricados a partir de 2014 deveriam ser dotados de freio tipo ABS e possuir Airbag frontal duplo (para o condutor e passageiro do banco dianteiro).

O antigo projeto mostrou-se incompatível com as novas exigências da legislação. Em SC, o dia 2 de setembro marca os 171 anos da fundação de Blumenau.

Notícias relacionadas

x