Colunas

Análise dos looks da série da Netflix “O Gambito da Rainha”

Vem conferir uma análise de moda dos looks utilizados por Beth Harmon na série da netflix O Gambito da Rainha.

02/12/2020

Por

Mestra em Design, Professora de Moda, influenciadora digital e fundadora da marca de roupas Lais Hornburg.

Análise dos looks da série da Netflix “O Gambito da Rainha”

Hello lindas leitoras

Na coluna de hoje resolvi falar sobre a série “O Gambito da Rainha”, porque a série é maravilhosa e os looks da protagonista Beth Harmon representada pela atriz Anya Taylor-Joy são ainda mais maravilhosos e merecem toda nossa atenção. 

A figurinista de Berlim, Gabriele Binder, trouxe para os looks várias silhuetas e modelagens da década de 1950 e 1960, período representado na série, de início Beth não tem nenhum contato com a moda e se limita ao que a mãe vestia nela e depois apenas o uniforme do orfanato. 

Para quem não assistiu, Beth é uma menina órfã que aprende a jogar xadrez com o zelador do orfanato onde vive, logo ela começa a ficar muito boa e é levada para competir em uma escola, até o dia em que ela é adotada, é a primeira vez que ela vai para a escola e lá logo percebe que seu estilo e personalidade não se encaixam com as meninas da cidade.

Seu primeiro contato com a moda é com um manequim de loja, onde sua nova mãe compra roupas de liquidação para ela, já que sua família não tinha muito dinheiro, por isso seu estilo é meio ultrapassado e isso só muda quando ela começa a ganhar dinheiro com o xadrez, onde usa suas roupas inclusive para intimidar seus oponentes, já que ela é a única menina que joga xadrez e tem sucesso, por isso é considerada a menina prodígio da área.

Escolhi 4 looks para mostrar a vocês o figurino da personagem, ela sempre utiliza as modelagens da época e seus looks são regados de informações relacionados ao tabuleiro de xadrez, você pode perceber isso facilmente assistindo à série e observando como as peças apresentam muitas vezes a estampa e xadrez.

O primeiro look é um sobretudo de estampa xadrez (em linhas) de cores neutras, essa estampa é muito utilizada nos looks da Beth, pois representa muito sua personalidade e mostra também a sua ligação com o tabuleiro de xadrez.

A próxima peça que quero mostrar para vocês é essa blusa básica branca com listras pretas, ela foi utilizada em várias cenas diferentes por Beth e além da cor ser do tabuleiro a simetria das linhas utilizadas lembram muito o jogo de xadrez.

Mas para mostrar que ela não usa apenas preto e branco, mas sim cores que contrastam com o preto, a próxima imagem mostra um look com bege e linhas simétricas e grossas pretas, mas além dessas cores ela também utiliza amarelo, marrom, azul, etc. durante a série. 

Para concluir vejamos esse look maravilhoso total white, utilizado por Beth no final da série, e claro que ele representa que ela é a rainha, pois está de branco dos pés a cabeça e o mundo é o tabuleiro.

Por fim quero dizer que eu particularmente amei o figurino, achei muito alinhado com a série e com a personalidade da protagonista, trazendo várias silhuetas da década de 50 e 60.

Mas não só gostei do figurino como achei a história muito interessante, pois mostra uma mulher feminista, muito persistente, que precisou passar por muitas dificuldades até alcançar seu sonho.

Se você gostou dessa matéria, compartilha com as amigas que precisam assistir O Gambito da Rainha na Netflix.

 

Beijos da prof Lais Hornburg :*

para mais informações instabio.cc/LaisEH

 

Leia Mais:

 

Notícias relacionadas

x