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Aumenta procura pela Carteira de Identificação do Autista em Jaraguá

Em relação à faixa etária, a maioria das solicitações são de crianças de até 12 anos, porém, no último ano aumentou a quantidade de emissão para adultos

20/01/2022

A Secretaria de Assistência Social e Habitação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, emitiu no ano passado 149 Carteiras de Identificação do Autista, um aumento de 36% em relação a 2020 quando foram emitidos 109 documentos. Do total, 120 carteiras foram para o público masculino e 29 para o feminino. Em relação à faixa etária, a maioria das solicitações são de crianças de até 12 anos, porém, no último ano aumentou a quantidade de emissão para adultos.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma disfunção neurológica cujos sintomas englobam diferentes características como a dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem, a dificuldade de formar o raciocínio lógico, a dificuldade de socialização, além de prejuízos a respeito do desenvolvimento de comportamentos restritivos e repetitivos.

A lei que criou a Lei de Identificação do Autista (CIA) em Jaraguá do Sul é de 2019. A carteira tem validade para cinco anos. A maior parte dos requerimentos à obtenção do documento vem da Apae, AMA e dos CRAS.

Entre o recebimento e a entrega da carteira a média é 40 dias. Em Jaraguá do Sul ela é expedida sem qualquer custo, por meio de requerimento devidamente preenchido e assinado pelo interessado ou por seu representante legal, acompanhado de relatório médico, confirmando o diagnóstico com o CID 10 F84, de seus documentos pessoais, bem como dos de seus pais ou responsáveis legais e comprovante de endereço, em originais e fotocópias.

Mais informações sobre a emissão deste documento também podem ser obtidas por meio do banner “Carteira do Autista” no site www.jaraguadosul.sc.gov.br/social.

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