Geral

Bicentenário do naturalista Fritz Müller foi comemorado na Alesc

O fato aconteceu ontem (4)

05/04/2022

Por

Na noite de segunda-feira,4 de abril, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realizou sessão especial em comemoração aos 200 anos de nascimento do naturalista Fritz Müller, alemão naturalizado brasileiro, ícone da história do município de Blumenau, de Santa Catarina e da ciência brasileira e mundial. O ato foi requerido pelo deputado Vicente Caropreso. O conhecimento que produziu em solo catarinense ultrapassou fronteiras e ajudou a consolidar as bases da ciência moderna. Suas pesquisas realizadas na então Desterro, hoje Florianópolis, cidade onde viveu por 11 anos e onde trabalhou como professor, ajudaram a consolidar um dos principais estudos da humanidade: a Teoria da Evolução das Espécies.

“Charles Darwin lhe deu a alcunha de “Príncipe dos Observadores” e imortalizou seus estudos ao citá-lo 19 vezes quando reeditou seu livro ‘A Origem das Espécies por meio da Seleção Natural’”, afirmou o deputado Vicente ao destacar a importância de se comemorar o bicentenário de Fritz Müller para que o seu legado seja cada vez mais conhecido pelas atuais e futuras gerações.

Em 1865, quando era professor em Desterro, passou a trocar cartas com o cientista britânico Charles Darwin, auxiliando na consolidação da Teoria da Evolução das Espécies. Fritz Müller deixou um gigantesco legado naturalístico, tanto da flora como da fauna da região Sul do Brasil.

Além de Charles Darwin, Fritz Müller se correspondeu com mais de 280 cientistas e pesquisadores de várias partes do mundo. Produziu mais de 260 artigos científicos publicados em revistas brasileiras e internacionais.  Ele faleceu em 1897, com 75 anos.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x