Geral

Bolsões de gases e drenagem terão tratamento nas imediações da Arena Jaraguá

As propostas devem ser entregues até o dia 26 de agosto

18/08/2022

O Governo Municipal lançou edital de tomada de preços para contratação de pessoa jurídica para prestação de serviços de engenharia, com fornecimento de materiais e mão de obra, para execução de drenagem pluvial, interceptor de percolado, drenagem de gás e instalação de queimadores de gás, no Bairro Nova Brasília. É na área da Arena, antigo lixão.

As propostas devem ser entregues até o dia 26 de agosto. O valor máximo da contratação é de R$ 408,8 mil. A rede de drenagem pluvial está indicada em quatro áreas distintas que serão drenadas. A primeira delas se localiza ao lado do atual estacionamento, parquinho e quadra de areia da Arena Jaraguá e desaguará em rede pública de drenagem já existente.

A segunda se localiza na área denominada bosque. A terceira área de drenagem se localiza nos platôs acima do P.E.V. (Ponto de Entrega Voluntária) e a quarta e última é uma área de vegetação localizada no entorno do P.E.V. Está área possui escoamento natural da água.

Conforme os resultados do trabalho de sondagens geofísicas em apoio ao projeto de recuperação ambiental de área degradada Arena Jaraguá, realizado por empresa especializada, localizou-se os bolsões de gás existentes. O gás deve ser coletado e drenado para fora do aterro, visando diminuir as pressões internas no maciço de resíduos e evitar riscos de explosão.

Tem a função de drenar o gás proveniente da decomposição da matéria orgânica, evitando a sua migração através dos meios porosos que constituem o subsolo, podendo formar bolsões de gás. A migração dos gases pode ser controlada através da execução de rede de drenagem adequada. Em virtude das diversas variáveis envolvidas na produção dos gases, há muita incerteza quanto à taxa de geração, quanto ao tempo de produção e quanto ao volume total de gás que um aterro mesmo em desuso, pode produzir.

Área receberá mais três queimadores

Para a queima segura do metano e dos gases odorantes, serão adquiridas quatro unidades de queimadores, três instalados nos locais especificados em projeto, e um será usado para substituir o queimador dois já existente, mas em mau funcionamento.

O antigo lixão de Jaraguá do Sul situa-se na área onde hoje está implantada a Arena Jaraguá e o PEV – Ponto de Entrega Voluntária. Segundo estimativas, a área ocupada pelo lixão era de aproximadamente 126.000,00 m² quando as atividades na área foram encerradas. O queimador tem como função queimar o excedente da produção de biogás transformando o metano (CH4), presente na composição do mesmo, em gás carbônico (CO2). Ao analisar a área de influência do lixão, estão identificados dois que fazem a queima dos gases oriundos da decomposição dos materiais.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x