Geral

Câmara faz homenagem à comunidade salesiana pelo centenário em Massaranduba

O requerimento propondo a homenagem foi feito pelo vereador Ilmar Saplinski, com apoio unânime dos seus colegas

28/10/2021

A Câmara de Vereadores de Massaranduba prestou homenagem na sessão de segunda-feira (25), para a comunidade salesiana, pela passagem do centenário da chegada dos religiosos da congregação a Massaranduba. O requerimento propondo a homenagem foi feito pelo vereador Ilmar Saplinski, com apoio unânime dos seus colegas.

Fez-se um breve histórico da presença salesiana no município. O agradecimento foi feito pelo pároco, Padre Tarcizio Paulo Odelli. Estiveram presentes na sessão os salesianos P. Antônio Deretti, P. Jeferson Júnio Moreira, Ir. Orival Celestino Balestieri, P. Tarcizio Paulo Odelli, representantes dos Salesianos Cooperadores, da Associação de Maria Auxiliadora e representantes do Conselho de Pastoral Paroquial.

A Comunidade paroquial Sagrado Coração de Jesus inaugurou no dia 7 de setembro o monumento à Dom Bosco, comemorando o centenário da chegada dos salesianos de Dom Bosco à Massaranduba, em frente à igreja matriz. Padre Hugo Simon e Padre Estanislau Tycner chegaram ao curato no dia 8 de setembro de 1921.

Essa é a data oficial. Nesse lapso de tempo, A Paróquia Sagrado Coração de Jesus teve 17 párocos, sendo o primeiro deles o P. Jacok Malik. Foi o Padre Vicente Stelmaszczyk que mais tempo permaneceu na comunidade.

Atualmente seis religiosos integram a comunidade salesiana local: P. Tarcizio Paulo Odelli, P. Jeferson Júnior Moreira, P. Antônio Deretti, P. Dácio Elísio Bona, P. Vergílio Altini e Irmão Orival Celestino Baliestiere. Para marcar o centenário, a imagem de Dom Bosco está peregrinando pelas 25 comunidades católicas até julho de 2022.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x