Geral

Campanha contra o sarampo termina nesta sexta-feira (13) em Jaraguá do Sul

Vacinação contra a influenza inicia neste mês, aguardando apenas a confirmação da Dive-SC
 

10/03/2020

A Campanha de vacinação contra o sarampo, que iniciou em 13 de fevereiro e termina nesta sexta-feira, 13 de março, imunizou até sexta passada 2.800 pessoas com idade entre seis meses e 49 anos.
 
O público que mais precisou da vacina foi aquele que não estava protegido ou que não lembrava se havia sido vacinado e sem carteirinha de vacinação, na faixa etária dos 20 aos 49 anos. A supervisora de imunização, Ana Kneipp, revela que, no total, 14 mil carteiras de vacina foram avaliadas nos postos de saúde.
 
Neste ano nove pacientes apresentaram sintomas suspeitos de sarampo e dois casos foram confirmados. Ambos os pacientes se recuperaram e passam bem. No ano passado foram 41 casos suspeitos e 12 confirmados para sarampo, somente em Jaraguá do Sul.
 
A doença, conforme enfatiza Ana, é altamente contagiosa, sendo transmitida pelo ar, por gotículas de saliva, sendo que uma pessoa pode rapidamente contaminar até 18 pessoas ao seu redor.
 
“Por isso a importância de criarmos uma barreira imunológica contra o sarampo, que é uma doença grave, que estava erradicada do País, voltou a ser registrada e pode matar. Mesmo depois do término da campanha, qualquer pessoa que tenha dúvida se está protegida contra o sarampo pode ir até o posto de saúde mais próximo e se informar”, declara a supervisora.
 
Casos confirmados em Santa Catarina:
 
  • Joinville – 138 casos confirmados
  • Florianópolis – 46 casos confirmados
  • Concórdia – 18 casos confirmados
  • Porto União – 15 casos confirmados
  • Jaraguá do Sul – 14 casos confirmados

Por

Notícias relacionadas

x