Geral

Censo 2022: IBGE tem central telefônica exclusiva para tirar dúvidas

Assim como no Censo de 2010, também no Censo 2022 os moradores poderão escolher a opção de preenchimento do questionário via internet

02/08/2022

Por

Censo 2022: IBGE tem central telefônica exclusiva para tirar dúvidas

Cal Guimarães/Agência IBGE Notícias

O Censo 2022 conta com uma central telefônica exclusiva para esclarecer as dúvidas da população durante a coleta domiciliar da maior pesquisa do país, que começou na segunda-feira, 1º de agosto. O Centro de Apoio ao Censo (CAC), disponível via 0800 721 8181, terá 180 agentes censitários para auxiliar a sociedade a preencher o questionário via internet ou telefone.

Assim como no Censo de 2010, também no Censo 2022 os moradores poderão escolher a opção de preenchimento do questionário via internet. Após uma visita inicial obrigatória, na qual o recenseador também registrará as coordenadas de cada endereço, o morador poderá fazer a escolha pelo autopreenchimento via internet. A partir daí, será gerado um e-ticket, com prazo de validade de sete dias, para que a pessoa responda ao questionário online.

O CAC está em operação desde o dia 1º de agosto, data de início da coleta domiciliar do Censo 2022. O telefone de atendimento – repetindo – é o 0800 721 8181. O horário de funcionamento do CAC será das 8h às 21h30, todos os dias da semana, de domingo a domingo.

Haverá três turnos de trabalho, com 60 profissionais cada. Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas ao CAC são confidenciais e o sigilo é garantido.

A população pode confirmar a identidade dos recenseadores e dos agentes de pesquisa do IBGE também pelo 0800 721 8181 ou diretamente pelo site Respondendo ao IBGE.

Censo demográfico, em sua 13ª edição, já está em curso

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lançou na segunda-feira (1º), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, o 13º Censo Demográfico, uma das maiores operações censitárias do mundo, com equipe de 180 mil recenseadores, segundo o diretor do instituto, Cimar Azevedo.

O 13º Censo Demográfico do Brasil será realizado durante dois meses e meio. A perspectiva é atingir 50% do país no primeiro mês (agosto) e 90% no segundo. O Censo deverá ser encerrado em outubro.

O lançamento oficial foi realizado no Rio de Janeiro, no Museu do Amanhã, acompanhado por agências da ONU (Organização das Nações Unidas).

O Censo trará um retrato abrangente e fiel da realidade brasileira.

Inscrição para recenseadores prorrogada até quarta-feira

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prorrogou para 3 de agosto, quarta-feira, o fim do prazo de inscrições do processo seletivo complementar para recenseadores, cujo edital foi divulgado no dia 28 de julho. São 15.075 novas vagas para trabalhar no Censo 2022.

Segundo o Instituto, trata-se de um processo complementar, que oferece vagas ainda não preenchidas em diversos municípios do país, inclusive em Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Schroeder e Massaranduba.

(Foto: Reprodução)

A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2022 e na disponibilidade de recursos orçamentários. As inscrições para o certame são gratuitas. Os primeiros resultados do Censo 2022 estão previstos para serem divulgados ainda no final deste ano. Outras análises e cruzamentos de dados serão divulgados ao longo de 2023 e 2024.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x