Geral

Centro Dia para Idosos pode se tornar realidade no próximo ano em Jaraguá do Sul

Pesquisas do IBGE sobre o envelhecimento no Brasil, apontam que, hoje, existem cerca de 23 milhões de pessoas com mais de 60 anos no país

21/06/2022

Por

Centro Dia para Idosos pode se tornar realidade no próximo ano em Jaraguá do Sul

Divulgação/PMJS

A Prefeitura/Secretaria de Assistência Social e Habitação de Jaraguá do Sul, está atenta à necessidade de conhecer e implementar novas políticas públicas que vão ao encontro das necessidades das pessoas idosas no município. O envelhecimento populacional tem sido um dos maiores desafios para a sociedade e o Brasil está prestes a se tornar a sexta maior população de pessoas idosas no mundo.

Pesquisas do IBGE sobre o envelhecimento no Brasil, apontam que, hoje, existem cerca de 23 milhões de pessoas com mais de 60 anos no país, e que para 2050, estima-se que serão 64 milhões de pessoas idosas.

Segundo explica o secretário de Assistência Social e Habitação, André de Carvalho Ferreira, o aumento da população idosa requer a oferta de serviços de atendimento especializados e, a partir dessa constatação, a Secretaria iniciou em fevereiro vários diálogos com entidades parceiras, no intuito de instituir um Centro-Dia para Idosos no município.

O Centro-Dia para Idosos, é um Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade, que se caracteriza como um espaço para atender idosos que possuem algumas limitações, para realização das atividades da vida diária, como alimentação, mobilidade e higiene; que não possuem comprometimento cognitivo severo ou que apresentam perdas cognitivas leves ou moderadas; que na maioria das vezes ainda residem ou mantêm vínculos com suas famílias, mas não dispõem de atendimento em tempo integral em seus domicílios.

Proposta está sendo discutida desde fevereiro à sua viabilidade

O Centro-Dia para Idosos é classificado como um Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias, que é executado no Creas Nova Brasília e que, por sua vez, busca na viabilização do Centro-Dia, uma possibilidade a mais de atender as famílias inseridas em acompanhamento, nas quais são identificadas falta de preparo e suporte para com os cuidados no ambiente familiar, o que pode resultar em negligência, além de submeter o cuidador a um alto nível de estresse, ocasionando outras formas de violência, prevenindo, em alguns casos, o rompimento de vínculos e acolhimentos em Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

A porta de entrada do Centro-Dia para Idosos será por meio do Creas. A equipe gestora da Secretaria de Assistência Social e Habitação realizou em fevereiro uma visita técnica no Centro-Dia de Joinville, mantido pela Associação Diocesana de Promoção Social (Adipros) que funciona segundo as prerrogativas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O padre Fernando Maico Barauna, da Mitra Diocesana de Joinville, que administra o local, apresentou a estrutura, a equipe e explicou como funciona o serviço que atende aquela cidade.

“Todos os meses seguintes foram realizadas reuniões de alinhamento e estudos para instalação do Centro-Dia em Jaraguá, a última ocorreu no dia 14 de junho onde foi apresentado ao prefeito Jair Franzner a proposta, e com a aprovação do gabinete as tratativas administrativas seguem almejando a abertura do serviço em Jaraguá no primeiro bimestre de 2023”, destaca o secretário.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp! 

Notícias relacionadas

x