Geral

Chapecó decreta situação de emergência por causa da dengue

Dos 295 municípios, 119 estão infestados com o mosquito

24/03/2022

Na noite desta quarta-feira (23), Chapecó, no Oeste catarinense, decretou situação de emergência por causa da dengue. 

No município já são 511 casos confirmados da doença e quase mil pessoas aguardam resultados de exames. 

De acordo com o decreto, fica autorizado a contratação de profissionais para atuar no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. 

O documento também libera outras medidas, como a entrada forçada de agentes em imóveis públicos ou particulares quando for necessário para a contenção da doença. 

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) prevê que, nas próximas cinco semanas, deve haver uma explosão de novos casos de dengue e o sistema de saúde vai sentir esse aumento na procura por atendimento.

O número de municípios catarinenses em situação de epidemia por causa da doença aumentou de cinco para 14. São eles, todos na região Oeste: Belmonte, Seara, Iporã do Oeste, Itá, Romelândia, Chapecó, Maravilha, Guaraciaba, São José do Cedro, Abelardo Luz, Palmitos, Mondaí, Tunápolis e Xanxerê.

De acordo com o boletim mais recente da Dive, divulgado em 12 de março, o estado registrou 1.295 casos da doença em 2022.

Dos 295 municípios, 119 estão infestados com o mosquito. O número é 10,2% maior do que no mesmo período no ano passado, quando havia 108 cidades infestadas, conforme a Dive.

Sintomas 

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos, informou a Dive. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.

A recomendação da Dive é que quem apresentar os sintomas deve procurar um serviço de saúde.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp! 

Notícias relacionadas

x