Geral

Chiodini deve repetir dobradinha com Osvaldo em sua chapa

Em entrevista ao JDV, ele citou as dificuldades enfrentadas durante o mandato e os avanços obtidos

01/09/2020

Por

Chiodini deve repetir dobradinha com Osvaldo em sua chapa

O pré-candidato à reeleição a prefeito de Guaramirim, Luís Antônio Chiodini, participou da transmissão “JDV em Foco” na noite de quinta-feira (27), quando confirmou a pretensão da busca do segundo mandato, que deve ser confirmado na convenção do Partido Progressista (PP) até o dia 16 de setembro.

O professor Chiodini deve repetir a dobradinha da chapa com Osvaldo Devegilli, do DEM, devendo contar na coligação da chapa majoritária também com o PSD, PTB e o PSL.

Leia mais:

O PTB foi contra em 2016 e agora confirmou que vai fazer parte da coligação de apoio ao atual prefeito. Durante a live, Chiodini citou as dificuldades enfrentadas durante o mandato, com cinco decretos de emergência por conta de eventos climáticos e o coronavírus, mas também avanços obtidos, entre eles na infraestrutura com pavimentações em vias estruturantes, no centro e nos bairros.

Sobre busca de recursos, o prefeito e pré-candidato à reeleição disse que a representação política auxiliou muito. “Não posso reclamar”, disse. Chiodini respondeu perguntas dos internautas, como melhorias no estádio municipal, “que não estão esquecidas”, como também a abertura de novas creches, uma delas com recursos de emenda de deputado federal Coronel Armando, de R$ 1,8 milhão, ainda não disponibilizada.

Deve ser construída na região da Estrada Bananal. Outro investimento na educação citado foi a construção da nova Escola Professor Dorvalino Felippi, no Centro, com 12 salas e dependências, orçado em R$ 1,6 milhão, em obras.

Observou também o prefeito e pré-candidato à reeleição sobre a captação de empresas, onde há procura por parte dos investidores em razão da excelente localização geográfica de Guaramirim, próximo a grandes centros, portos e aeroportos.

Na Área Industrial, na Caixa D’Água, onde a Imam já transferiu a metalúrgica, empresas de porte adquiriram lotes para os seus negócios. Ainda existem espaços para serem comercializados.

Quanto a pavimentação da via de acesso, os recursos estão em fundo específico e são oriundos da venda dos lotes. “Estão guardados”, segundo Chiodini.

Questão da água é um dos gargalos da administração municipal

Um dos gargalos da administração municipal é a gestão da água. O prefeito Chiodini disse que já pensou em fazer a mudança da captação pelo fato de que a montante da atual estação de tratamento, no Rio Itapocuzinho, existe a descarga recorrente de poluente líquido vindo de Jaraguá do Sul, ainda não identificado, que prejudica o tratamento e a distribuição, provocando falta de água, principalmente quando o leito sobe com chuvas em maior volume e o crime ambiental é praticado com mais recorrência.

Ele concorda que é preciso uma nova captação, mas esbarra nos elevados investimentos necessários.

Para o bairro Corticeira, já foi licitado um novo reservatório para atender a demanda de consumo daquela.

Em relação à saúde, todas as ações estão concentradas na prevenção e tratamento da Covid-19. Chiodini explicou que 11% da população já foi testada e que a meta é alcançar pelo menos a metade da população, nos bairros e no centro.

Adversários

Em princípio, são três os pré-candidatos conhecidos à Prefeitura de Guaramirim. Além de Luís Antônio Chiodini (PP), também Fernando da Silva (MDB) e Ramon da Silva Castro (Patriota).

O período das pré-convenções foi aberto ontem (31) e segue até 16 de setembro.

Notícias relacionadas

x