Geral

Cinerário público é sugerido pela lotação dos cemitérios em Jaraguá

O vereador Reinke sugeriu na sessão de ontem (1º) que a Prefeitura de Jaraguá do Sul construa um cinerário público

02/02/2022

O vereador Reinke sugeriu na sessão de ontem (1º) que a Prefeitura de Jaraguá do Sul construa um cinerário público. O cinerário é um local onde é possível guardar as cinzas resultantes do processo de cremação. Segundo o vereador, o objetivo da proposta é auxiliar nas demandas de espaço para sepultamento nos cemitérios, criando um local público único para que aqueles que optam pela cremação possam dar destinação às cinzas do seu ente.

Conforme dados do Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (Sincep), entre 8% a 9% dos mortos no país já são cremados e a tendência é que esse número aumente. O vereador argumenta que os espaços nos cemitérios convencionais estão cada vez mais escassos e que é preciso que a cidade se prepare para o futuro, quando esses locais serão ainda mais raros e a população, em contrapartida, cada vez maior.

A falta de espaços em cemitérios de Jaraguá do Sul já foi tema de debate na Câmara Municipal em 2021, quando o vereador Osmair Gadotti (MDB) fez uma indicação pedindo ao Executivo a compra de mais um terreno para implantação de um novo cemitério.Em Jaraguá do Sul, a Igreja Matriz São Sebastião possui um cinerário para depósito das cinzas dos fiéis católicos instalado sob a escadaria principal.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x