Colunas

Coluna: Clube Atlético Baependi comemora 115 anos

Mais de um século de história, com atuação destacada nos esportes, protagonismo nos grandes eventos, completa infraestrutura para o lazer e entretenimento. Outro diferencial é a qualidade dos serviços de gastronomia. Estamos falando do Clube Atlético Baependi, que no dia 6 de março comemorou 115 anos e é uma referência…

12/03/2021

Por

Sônia Pillon é jornalista e escritora, formada em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduada em Produção de Texto e Gramática pela Univille. É Presidente de Honra da ALBSC Jaraguá do Sul.

Coluna: Clube Atlético Baependi comemora 115 anos

Mais de um século de história, com atuação destacada nos esportes, protagonismo nos grandes eventos, completa infraestrutura para o lazer e entretenimento. Outro diferencial é a qualidade dos serviços de gastronomia.

Estamos falando do Clube Atlético Baependi, que no dia 6 de março comemorou 115 anos e é uma referência no segmento em Santa Catarina. São tantas emoções gravadas na memória dos jaraguaenses, ao longo de décadas!

Um dos testemunhos da importância afetiva do Baependi entre as lembranças cálidas da juventude foi dado pela saudosa centenária Álida Grubba. Descortinando o passado, em uma de suas entrevistas de aniversário, Dona Álida lembrou, com saudade, dos requintados bailes de máscaras carnavalescos dos quais participou, quando solteira, acompanhada dos pais. Afinal, era para onde a elite da época convergia e interagia. Como esquecer?

A trajetória do clube, iniciada como agremiação esportiva, gradativamente ampliou o leque para outras modalidades. Hoje o Baependi disponibiliza academia de ginástica, artes marciais, bocha, campos de futebol, natação de hidroginástica, Pilates, tênis, squash, estande de tiro, streetball e vôlei. Dispõe também de áreas externas, piscinas, parquinho infantil, sauna, hidromassagem e do concorrido “Restaurante do Vavá”.

Localizado na Rua Augusto Mielke, na Vila Baependi, o primeiro presidente do Clube Atlético Baependi foi o empresário Max Wilhelm. Hoje a cadeira da presidência é ocupada pelo advogado Marcos Roberto Hasse. São cerca de 1525 sócios titulares, que com os dependentes somam em torno de 5 mil associados.

Informações complementares sobre o Clube Atlético Baependi podem ser obtidas no http://clubebaependi.com.br.

 

Entrevista com o presidente do Clube Atlético Baependi, Marcos Roberto Hasse

O Baependi foi fundado em 06 de Março de 1906 e portanto comemora 115 anos em breve. Como o senhor, como presidente, avalia a trajetória do clube?

Ao longo dos anos tivemos muitas histórias no clube, fizemos e somos parte da tradição de Jaraguá do Sul, com festas memoráveis e eventos autênticos. Muitas famílias cresceram aqui dentro, tornando este lugar sua segunda casa. Temos muito orgulho do que construímos aqui; vai muito além de somente estruturas físicas, é um sentimento de pertencimento.

Quais as características que destacam o Baependi e quais os diferenciais, na sua opinião, que tornam o clube uma referência na região?

Além de uma estrutura completa na área de lazer, somos também um clube de tiro que levamos no coração a tradição do desfile, a escolha da rainha, a festa do espirito santo e tantas outras atividades atreladas. Temos no clube, aulas de diversas modalidades esportivas, com parceiros credenciados, exclusivo para sócios com valor abaixo do mercado.

Somos, essencialmente, um clube familiar onde nossas crianças podem brincar e praticar esportes com tranquilidade e segurança, ou seja, pais e filhos tem à sua disposição um local de lazer em conjunto.

Quantos associados?

Hoje somos 1.525 sócios titulares. Contudo, incluindo os dependentes temos algo em torno de 5.000 associados.

Fale um pouco sobre a infraestrutura oferecida aos sócios.

Contamos hoje com piscina externa, piscina térmica, sauna seca e úmida (masculina e feminina), banheiras hidromassagem, 02 quadras de tênis de lisonda, 05 quadras de tênis de saibro (02 cobertas), 02 quadras de squash, 01 quadra exclusiva para beach tennis e outra quadra de areia para Futevôlei e/ou Beach tennis.

Além disso temos 01 quadra de street ball, 02 campos de futebol, 01 campo de lazer, 02 parquinhos, canchas de bocha estande tiro para arma de fogo e arma de pressão, departamento de artes marciais, academia totalmente aparelhada, aulas de natação, aulas de tênis e futebol, aulas de dança, aulas de música, restaurante, estrutura de eventos com buffet próprio, quiosques com churrasqueiras, etc.

O clube ainda tem uma imagem de glamour e elegância. Quais são os principais eventos?

Recebemos muitas formaturas das faculdades de nossa região; somos um referencial em estrutura, comportando eventos para até 1300 pessoas, também recebemos bailes particulares, casamentos, festas em geral. Todos os anos temos como tradição o baile de carnaval infantil, baile do espirito santo e baile da noite alemã.

Quais os desafios de seguir administrando o clube nas crises econômicas, especialmente nessa pandemia?

Não foi fácil, neste momento de pandemia montamos um comitê de crise emergencial para tratar os assuntos de forma estratégica, posto que uma importante fonte de receita vinha justamente de um dos setores que sofreu imenso impacto desde o ano, ou seja, o de eventos. Contudo, nos mantivemos firmes por dois motivos básicos: Primeiro porque nossos sócios, apesar das adversidades, mantiveram-se fieis ao Clube e continuaram a adimplir suas mensalidades. Segundo, devido ao enorme empenho da Diretoria e de todos os funcionários no sentido de cortar gastos possíveis e reduzir aqueles imprescindíveis a manutenção da estrutura.

Algum projeto em aberto?

Este último ano que passou conseguimos concluir os projetos que já estavam definidos como por exemplo a área externa com banheiros, fraldário e vestiário do futebol, área de festa do tiro e iniciamos a obra em nossa sala VIP. Nosso intuito para 2021 é a revitalização do restaurante e possivelmente a construção da Portaria/Secretaria do clube.

O Baependi se destaca também no esporte. Quais as modalidades mantidas?

Conforme antes mencionado, temos diversas atividades como: tênis, beach tennis, futebol, vôlei, street ball, natação, krav maga, Jiu-jitsu, Muay thai, boxe, e muito mais.

É aberto para não sócios em que circunstâncias?

Apenas em eventos específicos como convidados ou comprando day pass se convidado por algum sócio, porém essa pessoa precisa residir a mais de 100 km de Jaraguá do Sul.

Como se associar?

Para se associar é simples basta entrar em contato com a secretaria e agendar uma visita, então solicitaremos os documentos pertinentes. Importante mencionar que estão disponíveis dois tipos de Títulos: o familiar e o individual.

_________________

 

Clube AtléticoBaependi

 

Onde:

  Rua Augusto Mielke, 466 –

  Vila Baependi  Jaraguá do Sul – SC

Redes sociais:

  baependi.net.br

  facebook.com/clubebaependi

  instagram.com/clubebaependi/

Contatos:

  (47) 3371-0222 /

  secretaria@baependi.net.br

 

Notícias relacionadas

x