Colunas

Coluna: 2022, o ano é outro, e Você?

Brasil, país continental com uma população rica em sua diversidade étnica cultural que o torna único e plural. A transformação de um novo ano, começa por você!

19/01/2022

Por

Professor Pesquisador, Mestre em Educação, Especialista em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior, Historiador e Pedagogo. Entusiasta da Educação

Coluna: 2022, o ano é outro, e Você?

Chegou 2022, e agora?

A expectativa por mudanças, as superstições, mandingas, rezas e banhos são tradicionais na cultura brasileira. Ações feitas na esperança de um ano melhor e energia refeita. Os brasileiros não desistem em vestir uma roupa com cores que no imaginário podem trazer boas melhoras, pular sete ondas e tantas outras maneiras de pedir melhorias.

“Bão sê sesse assim”

Essa frase do interior do Brasil nos diz que, “bom se assim fosse”, ou seja, pode fazer ou seguir qualquer superstição que acredite, nada mudará se você não mudar ou fazer para que tudo aconteça de forma diferente. A esperança que o outro faça por você é algum muito comum para as pessoas que não tem interesse e nem energias para realizar sua transformação ou mudança. Nada mudará!

Ano novo, velhas atitudes

A importância do senso comunitário é uma das mais importantes ações necessárias para que para termos tranquilidade em nosso país. Enquanto o egocentrismo prevalecer nas atitudes, dificilmente conseguiremos retornar as rotinas normais de outrora. As mudanças morais, nesse momento, é o mais necessário para retomarmos uma normalidade.

Faça sua parte!

Para 2022 desejo que cada consiga fazer sua parte, lembrando que a vivência em sociedade não nos permite o egocentrismo, nos permite sim, saber e viver o calor humano, as certezas e incertezas da vida, conquistas e derrotas, amores e decepções. O importante é você ter empatia, colocar-se no lugar do outro.

Vale a pena

A vida é uma dádiva a ser respeitada para podermos viver em comunidade, restabelecer o respeito, as diferenças, não tirar direito das minorias, não propagar mentiras ou crenças de ódio, são gestos que lhe darão muitas conquistas na vida, são ações reais para deixar seu mundo melhor.

“Raça Pura”, deixo minha incredibilidade

Brasil, pais com fortes traços culturais, reconhecido mundialmente pelas suas características únicas. Essa pureza brasileira é construída pela diversidade e miscigenação do país. A pureza brasileira está na mistura das culturas e suas marcas, o brasileiro puro é a diversidade de um país continental construído por várias etnias, diferentes. Nossa supremacia é acolher as diferenças, reconhecer e oportunizar igualdade de condições a todos. Para encerrar, os animais são designados conforme sua raça, linhagem. Seres humanos são caracterizados por sua cultura, etnia e caráter.

Notícias relacionadas

x