Colunas

Coluna: 21 de abril, totalmente atual!

Desde a criação dos Estados Nações (países), e os sistemas de governos que existe a cobrança de impostos para manter a estrutura desses territórios e no Império Brasileiro não era, e continua não sendo diferente. Até pior!

20/04/2022

Joaquim da Silva Xavier – Tiradentes

Nascido na Capitania das Minas Gerais, foi Alferes da cavalaria de Dragões Reais de Minas. Personagem da História brasileira que traz consigo status de herói, por isso existe um feriado nacional no dia 21 de abril. O personagem Tiradentes surgiu com a Inconfidência Mineira e também serviu como herói para implantação da República no Brasil, e assim romper com o Império Brasileiro e definitivamente com o domínio português e suas relações.

Uma criação para aceitação Popular

Como a população brasileira e o estado, naquele momento eram católicos, os republicanos visando ganhar a simpatia dos brasileiros e o apoio ao fim do Império, criaram uma imagem de Tiradentes que remetesse a Jesus Cristo. Se observarmos a cronologia dos acontecimentos conseguimos perceber essa ação. Em 1792 Tiradentes foi morto pelo Império Brasileiro, já a república teve início em 1889. A república precisava do apoio da população brasileira, que em sua maioria era de portugueses e seus descendentes que possuíam privilégios, e por esse motivo não concordavam com a República. Por essa razão deram a Tiradentes o status de herói da independência do Brasil, independência que precisava romper definitivamente com Portugal. A figura criada não tira de Tiradentes seus méritos na história brasileira. Esse relato aqui feito para compreendermos que temos uma história oficial, criada pelo estado para impor ou conquistar seus objetivos.

O quinto, impostos desde sempre!

. A coroa portuguesa cobrava vinte por cento de todo ouro encontrado nas Minas Gerais como impostos. Com a diminuição da arrecadação definiu criar a derrama, onde as pessoas da colônia deveriam completar de outras maneiras a quantia que faltasse para o quinto. Essa decisão trouxe muita insatisfação e gerou a Inconfidência Mineira. Um grupo decidiu que no dia da Derrama iriam tomar o poder nas Minas Gerais e declarar a Independência das Minas Gerais. O movimento foi delatado a coroa portuguesa e os inconfidentes presos. Tiradentes considerado o líder, foi punido com a morte e teve seu corpo esquartejado para servir de exemplo.

A História registra os fatos!

A história se baseia em fatos, registra os acontecimentos na                                                                                               perspectiva do historiador. É importante observarmos que muitas vezes a história pode ser utilizada de maneira tendenciosa, e nesse momento deixa de cumprir com seu objetivo. A discussão que trago hoje é para verificarmos que o estado nação, independentemente de onde for e do tempo que foi, cobra impostos e nem sempre converte em benefício do povo. Através da história podemos verificar que a humanidade, apesar de períodos diferentes, segue uma estrutura enraizada e criada há muito tempo, que raramente muda, apenas se troca a roupagem.

Impostos pago por muitos, usado por poucos!

O Brasil pode ser chamado pais dos impostos, pais das desigualdades, dos desvios, das injustiças. O que esperar de uma pátria que não tem orçamento decente para Educação, Pesquisa, Saúde e desenvolvimento Humano, mas nos rouba cerca de, 4,9 bilhões para pagar campanha política. Eu não quero pagar essa conta, mas não pude escolher. Precisamos de uma nova inconfidência?

Por

Professor Pesquisador, Mestre em Educação, Especialista em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior, Historiador e Pedagogo. Entusiasta da Educação

Notícias relacionadas

x