Coluna: Década de 60 e o uso de chapéus
Na foto, de 1960, a empresa jaraguaense já ampliada com o novo prédio
04/03/2022
A década dos anos 60 marcou o auge no uso de chapéus. Os da marca “Panamá”, fabricados pela Marcatto, ganharam fama. Embora o nome, eram fabricados originalmente no Equador (chamado de El Fino), mas teria recebido este nome porque o presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, em visita ao Canal do Panamá, em 1906, usou um dos modelos. Na foto, de 1960, a empresa jaraguaense já ampliada com o novo prédio. No início, em 1923, a empresa tinha o nome de Fábrica de Chapéus de Palha João Marcatto.
CURSIOSIDADES
- As serpentes não possuem ouvidos e são surdas, mas conseguem perceber a vibração do solo. Elas não fecham os olhos, pois não possuem pálpebras móveis.
- O número de anéis do chocalho da cascavel indica o número de vezes que ela trocou de pele, e não a idade que ela tem. Corais verdadeiras podem não apresentar anéis coloridos no corpo.
- A digestão das serpentes é bem lenta, podendo ficar meses sem se alimentar. O veneno da jararaca e da cascavel são usados na fabricação de remédios, como antidepressivos.
- De hábitos carnívoros, as serpentes executam importante papel no controle populacional de outros animais, inclusive aqueles considerados pragas para os seres humanos, como ratos.
- Serpentes venenosas podem ou não ser peçonhentas. O que as diferem é que estas últimas têm dentes inoculadores de veneno. Cerca de 60% das picadas de serpentes são de espécies peçonhentas.
- No Brasil são registrados mais de 20 mil acidentes ofídicos por ano, a maioria nos meses quentes e chuvosos. Os maiores índices no Brasil estão no Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Produtos Nestlé
Um curioso anúncio da Nestlé no ano de 1948, afirmando que o abastecimento dos produtos no mercado brasileiro estava normalizado: “Agora há produtos Nestlé em abundância”. O texto ricamente escrito não apontava o problema que causou o desabastecimento. Mas o objetivo era acalmar os consumidores.
Tônia Carrero
A consagrada atriz do cinema, teatro e televisão,Tônia Carrero, nome artístico de Maria Antonieta Portocarrero Thedim, nasceu no 23 de agosto de 1922, no Rio de Janeiro. 3 de março de 2018), foi uma consagrada atriz brasileira, de cinema, teatro e televisão. Tônia morrem aos 95 anos, em 3 de março de 2018, vítima d uma doença conhecida como hidrocefalia oculta, que a impedia de falar e andar.
Notícias relacionadas
O Combate à Violência contra a Mulher no Brasil: O Papel Crucial da Escola
A violência contra a mulher é uma triste realidade que persiste no Brasil, permeando diversos estratos sociais e manifestando-se de maneiras variadas.Nesse contexto, a escola surge como um espaço vital para promover a conscientização, a prevenção e a transformação de atitudes prejudiciais.