Colunas

Coluna: Farinha pouca…

De leve, mas já começou um bate-boca entre os senadores Jorginho Mello e Esperidião Amin (PP), que até recentemente tramavam uma aliança entre os dois partidos

16/08/2022

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

De leve, mas já começou um bate-boca entre os senadores Jorginho Mello e Esperidião Amin (PP), que até recentemente tramavam uma aliança entre os dois partidos. Amin esteve em Brasília num encontro do presidente Jair Bolsonaro (PL) e candidatos do PP a governador e senador.  Em vídeo publicado em redes sociais, Amin saiu da reunião dizendo que apoia a reeleição de Bolsonaro e que a recíproca é verdadeira.

 …meu pirão primeiro!

Mello reagiu dizendo que em Santa Catarina o candidato de Bolsonaro à sucessão de Carlos Moisés (Republicanos) é ele (Mello) porque carrega o 22, que também será o número do presidente nas urnas. Os dois foram eleitos em 2018 com o selo do bolsonarismo mas, de fato, Amin nunca deu a cara para bater como o fez Mello naqueles arranca-rabos da CPI da Covid no Senado. Além do que, desta vez, por certo a “onda bolsonaro” será mais fraca.

Eleições

  • Ralf Zimmer (PROS), procurador do Estado, foi o último a registrar sua candidatura a govenador no Tribunal Regional Eleitoral. Agora, são dez concorrentes na disputa à espera do sinal verde do TRE. É a maior nominata na história das eleições a governador de Santa Catarina.
  • Os outros candidatos são: Carlos Moisés (Republicanos), Décio Lima (PT), Gean Loureiro (União Brasil), Esperidião Amin (PP), Jorge Boeira (PDT), Jorginho Mello (PL), Odair Tramontini (Novo), Leandro Brugnago (PCO), Professor Alex Alano (PSTU).
  • A ação de impugnação da candidatura de Jorge Seif Jr. (PL) ao Senado foi rejeitada pelo Justiça Eleitoral. Candidato a senado pelo PSOL, Afrânio Bopré, vereador em Florianópolis, alegava que o ex-ministro da Pesca não teria se desincompatibilizado a tempo da função.
  • Terminou ontem (15) o prazo para registro de candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral. E hoje (16) começa a propaganda de candidatos nas ruas com alto-falantes e aparelhos de som em locais fixos. Até dia 30 de setembro estão permitidas as propagandas de candidatos pela internet e jornais impressos.
  • Já no dia 26 de agosto começa a propaganda eleitoral de candidatos na TV e no rádio, com duração de pouco mais de um mês, até 29 de setembro. No domingo seguinte, 2 de outubro, ocorrem as eleições, para presidente da República, senador, governador e deputados.
  • Raimundo Colombo (PSD), candidato a senador, andou pela região Norte nos últimos dias. Roteiro começou por Joinville, mas não passou por Jaraguá do Sul. Colombo perdeu a oportunidade de ver de perto uma obra que prometeu quando governador e não fez: a revitalização e duplicação do trecho urbano da- BR 280. Entre Guaramirim e Jaraguá.

Viúva de LHS no Senado

A posse no Senado de Ivete Appel da Silveira (MDB), viúva de Luiz Henrique da Silveira (MDB), primeira suplente de Jorginho Mello (PL) anunciada para dia 24 de agosto, em nada muda o contexto da bancada federal no Congresso. Reflete, apenas, uma promessa feita há mais de ano. Mas muito mais pela proximidade da eleição que obriga a presença em tempo integral dos candidatos no Estado Dona Ivete e família não se envolveram com a campanha de Mello.

Jaraguá já esteve lá

A ex-vereadora Niura Demarchi dos Santos, então no PSDB, e hoje presidente do PP de Jaraguá do Sul, em 2010 assumiu na licença do então senador Raimundo Colombo (DEM) que naquele ano se candidatou e se elegeu governador. O primeiro suplente de Colombo era Casildo Maldaner (MDB), que abriu mão da vaga em favor do PSDB, um importante aliado de Colombo na disputa majoritária de 2010. E foi só. E assim será com dona Ivete.

Notícias relacionadas

x