Colunas

Coluna: Logosofia, a ciência da evolução consciente, completa 92 anos de existência

A humanidade tem muitas inquietudes as quais anseia por saber as respostas

11/08/2022

A Logosofia é uma nova ciência para o nosso tempo, cujo objetivo principal é reconstruir integralmente as bases que configuram a civilização humana. Em Jaraguá do Sul, a Fundação Logosófica, conta hoje com muitos estudiosos desta ciência que realizam palestras públicas e outras atividades para difusão do pensamento Logosófico, além de oferecer cursos gratuitos para quem deseja conhecer mais sobre essa ciência.

Há algo que o ser humano sempre ansiou acima de todas as suas aspirações, seus anelos, seus desejos: esse algo é o saber.

A humanidade tem muitas inquietudes as quais anseia por saber as respostas, algumas delas são: de onde viemos e para onde vamos? Como podemos melhorar as relações humanas no mundo? Há vida após a morte? Qual é a razão desta vida? Quais as Leis Universais que regem a criação? O que posso fazer para ser feliz? O que fazer para conhecer a mim mesmo? Como usar mais as minhas capacidades mentais? Posso criar meu próprio destino?

Existe um lugar onde se possa aprender sobre todas essas inquietudes e que se possa buscar essas respostas?

Observando a desorientação humana com relação aos temas mais proeminentes da vida, o educador, pensador e humanista argentino Carlos Bernardo González Pecotche, em 1930, criou a Logosofia. González Pecotche dedicou grande parte de seu tempo a ensinar um método que permitisse ao homem penetrar em sua vida interior, despertar o potencial criativo de sua mente e resgatar sua herança espiritual por meio de um processo de evolução consciente. Evolução que também significa transformação, melhoria e renovação. Ressalta-se, contudo, que a Logosofia não dá respostas diretas a essas questões, mas cria os meios para que cada um descubra suas próprias respostas.

Para que os grandes objetivos da Logosofia fossem alcançados, criou a Fundação Logosófica, Instituição privada sem fins lucrativos, apolítica e não religiosa, reconhecida como entidade de serviço público pelos governos de vários dos países onde se localizam seus centros culturais, pelos benefícios que seus ensinamentos trazem ao indivíduo e à sociedade.

O conhecimento logosófico tem sido aplicado com grande êxito também na educação integral de crianças e adolescentes que frequentam as unidades de ensino do Sistema Logosófico de Educação, em rede instalada em vários pontos do Brasil e no exterior. Além dos conteúdos da grade curricular obrigatória, a aplicação da Pedagogia Logosófica resulta, gradualmente, em indivíduos mais livres e mais felizes, responsáveis, com confiança em si mesmos e com defesas mentais que lhes oferecem recursos para imunizar-se contra os males que afetam a humanidade, aprendendo a fazer o bem conscientemente.

As fundações logosóficas, também conhecidas como centros culturais, oferecem um terreno experimental altamente favorável ao estudo e à prática desse novo campo do saber, pois o método logosófico recomenda – como complemento ao estudo e à prática em si mesmo – o estudo em grupo, onde se realiza uma estimulante e positiva troca de compreensões e dos resultados alcançados. Em um ambiente de afeto e respeito, pessoas das mais variadas idades confirmam a excelência dos ensinamentos logosóficos e desenvolvem um novo humanismo, capaz de renovar a confiança em um mundo melhor.

A Logosofia tem a missão de levar o homem, mediante processos sucessivos de superação, a conquistar o domínio consciente de suas possibilidades humanas. Através de seu método, guia o entendimento humano, levando-o a encontrar soluções dentro de si mesmo. Oferece ao homem um novo conhecimento, o transcendente, mas para isso, o ser precisa decidir-se a saltar o cerco que reduz os horizontes de sua vida. Precisa sair da cômoda posição de espera para tornar-se agente de sua própria transformação e também da humanidade.

“Conseguir que as gerações futuras sejam mais felizes que a nossa, será o prêmio mais grandioso a que se pode aspirar. Não haverá valor comparável ao cumprimento dessa grande missão, que consiste em preparar um mundo melhor para o futuro da humanidade.” González Pecotche

Atualmente existem inúmeras sedes, colégios, filiados e simpatizantes desta ciência em diversos países espalhados pelo mundo. No Brasil tem presença em praticamente todos os estados.

Em Jaraguá do Sul, estes conhecimentos chegaram em 1988 através de uma palestra realizada para os alunos e professores da faculdade (à época, FERJ), e sua sede, nesta cidade, está situada na rua Therezita Menegotti Rocha, nº 110, bairro Água Verde, sendo esta aberta a todos que queiram conhecer e estudar Logosofia.

Logosofia: conheça, estude, experimente!

Saiba mais acessando nossas redes sociais:

– Site nacional: logosofia.org.br;

– Instagram: fl.jaraguadosul;

– Facebook: Logosofia – Jaraguá do Sul/SC

Notícias relacionadas

x