Colunas

Coluna: Sobremesa Santa Tereza

Uma receita deliciosa para o dia 09 de outubro: Dia da Sobremesa!!!

09/10/2021

Por

Coluna: Sobremesa Santa Tereza

Ilustrativa

Doce, doce, doce, a vida é um doce.

E né que é mesmo! Desde os primórdios, o homem das cavernas já se ligava num melzinho, uma fruta sumarenta e até Meo em sei as de algumas árvores.

Sim, sim , surgimos veganos. E, a doçura nos acompanha desde aquela época. No século 1 antes de Cristo, o filósofo romano Cícero cita ter comido na Sicília um “Tubus farinarius, dulcissimo, edulio ex lacte factus”, ou seja, deliciosos tubinhos de massa de farinha, muito doces, recheados com leite. Essa descrição imediatamente lembra um dos doces mais famosos do mundo, o cannolo siciliano.

Mas, a sobremesa, como conhecemos, nesse conceito de Gran finale é nova. Já que, o açúcar apareceu só lá pelo ano 900. Saboroso e energético chegou até a ser usado como pagamento aos operários ingleses. Rendia excitação e o trabalho agilizava. As cáries também. A cana de açúcar é indiana , com as Cruzadas, ganhou o mundo.

Até que, na Idade Média , os nobres , introduziram o conceito de sobremesa, mais ou menos, na mesma hora que passaram a usar garfos.

François Massialot (1660-1733), chef da família real e grandes personalidades da época, incluindo Philippe II e Duke de Orléans, é um dos inventores da sobremesa.  A França sempre na frente, né? Rica, opulenta, nobre e delicada ao mesmo tempo. Um dia eu conto a história da Ganache.

Então, voltando, foi François quem criou os primeiros cremes, compotas, pastas de frutas elegantes que encantou sua época e aparecem, até hoje, nas mais diversas receitas.

Escrevi tudo isso para dizer que, a doce Zete, me lembrou que dia 9 de outubro é o dia da SOBREMESA!!!

E bem no sábado, né? E, como a Zete tá no topo da doçura, vai aí uma sobremesa capaz de um Gran Finale a qualquer jantar.

Santa Tereza

  • 01 kg de leite condensado
  • 750 gr de creme deleite
  • 400 gr de iogurte natural
  • 200 gr de cream cheese
  • Morangos, mirtilos, cerejas, framboesas

Leve ao fogo baixo o leite condensado e o creme de leite e cozinhe até formar um pudim, mexendo sempre.
A parte misture o iogurte e o cream cheese até ficar homogêneo. Junte as duas misturas e leve a geladeira por 2 horas. Decore com as frutas e geleia.

Nada de susto, as quantidades estão certíssimas. Esse, eu assino embaixo

Bom apetite!

 

Notícias relacionadas

x