Colunas

Coluna: Taxímetro movido por corda em Jaraguá do Sul

Movidos a corda, marcavam a distância percorrida, para efeitos de custos, com um pequeno aparelho instalado no cabo do velocímetro

14/01/2022

Por

Coluna: Taxímetro movido por corda em Jaraguá do Sul

Foto postada por Maicon Vanessa

Também usados durante décadas por profissionais taxistas de Jaraguá do Sul, os primeiros taxímetros (adaptação da palavra francesa taximètre) mecânicos eram importados da Alemanha já na década dos anos 1920. Movidos a corda, marcavam a distância percorrida, para efeitos de custos, com um pequeno aparelho instalado no cabo do velocímetro. Os taxímetros eletrônicos usados hoje em dia (há modelos até com impressora de recibos) têm um componente chamado transdutor, que transforma as rotações do cabo do velocímetro em pulsos elétricos e os transfere a um circuito calculador do trecho percorrido. (Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul. Foto postada por Maicon Vanessa)

Curiosidades

  • O ventilador foi inventado no final do século 19 pelo engenheiro norte-americano Schuyler Skaats Wheeler, que criou um modelo de mesa com duas pás. Pouco tempo depois, surgiu o primeiro ventilador mecânico. A princípio, a ideia era refrescar os ambientes de fábricas e hotéis.
  • Wheeler também ficou conhecido por contratar funcionários cegos. Notando que o trabalho nas fábricas era repetitivo e que os funcionários faziam muitas tarefas sem olhar, Wheeler criou um departamento só com deficientes visuais.
  • O primeiro ventilador mecânico foi feito com leques presos por uma haste, que se moviam de acordo com as roldanas, por volta de 1880, nos EUA. E em 1882, Philip H. Diehl inventou o ventilador de teto: os primeiros modelos tinham pás de latão, mas não se podia confiar em sua segurança.
  • No Brasil o primeiro modelo foi lançado no ano de 1882 e levava apenas duas lâminas. Uma curiosidade é que o brasileiro Américo Cincinatto Lopes também registrou a patente de um ventilador doméstico em 1883, no Rio Janeiro.
  • O ventilador faz com que o ar evapore o suor da pele das pessoas e esta é a principal maneira de eliminar calor do corpo. Os ventiladores promovem uma corrente de ar direta, ou seja, o vento criado por eles pode ser sentido pelas pessoas que estão no ambiente.

Anúncio do modelo 2011 do Fiesta

Um divertido anúncio promovia as vantagens do modelo 2011 do Fiesta, produzido pela Ford. Fizeram uso do “Teste do Paulo – Vallet”. Os profissionais das manobras apontavam os detalhes do carro, como velocidade, desempenho do câmbio e outros detalhes ilustrativos do carro.

Antônio Aureliano Chaves de Mendonça 

Antônio Aureliano Chaves de Mendonça nasceu no município mineiro de Três Pontas em 13 de janeiro de 1929. Foi deputado estadual, federal e governador de Minas Gerais e vice-presidente da República no governo militar de João Baptista Figueiredo e ministro das Minas e Energia no governo de José Sarney. Morreu em Belo Horizonte no dia 30 de abril de 2003.

Notícias relacionadas

x